Balabanner

Onda Verde chega à região neste sábado

Triângulo do Sul, que era a única macrorregião na Onda Amarela, evoluiu na última quinta-feira para a fase mais flexível do Plano Minas Consciente

Por João Cerino em 10/09/2021 às 12:09:03

Imagem - Imprensa MG

Com a deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, o grupo de trabalho e acompanhamento da pandemia em Minas Gerais, que se reúne semanalmente para avaliar os números da doença no estado, a macrorregião Triângulo Sul, onde Frutal está localizada, evoluiu para a Onda Verde, que é a mais flexível do Plano Minas Consciente. Como os números são atualizados semanalmente, o protocolo poderá sofrer alterações conforme a evolução da pandemia no estado. A macrorregião de saúde Triângulo do Sul avança para Onda Verde do Minas Consciente a partir deste sábado, dia 11.

Com a mudança, todo o estado ficará na fase mais flexível do plano criado para a retomada gradual e segura das atividades econômicas. O secretário de estado da Saúde, médico Fábio Baccheretti, explicou que os indicadores da doença continuam com previsão de queda, puxados pelo avanço da vacinação, em que mais de 20 milhões de doses já foram aplicadas em Minas Gerais. Segundo ele, 40% da população adulta, com 18 anos ou mais, já recebeu a segunda dose ou a dose única do imunizante. O progresso, segundo o secretário, já fez cair em 44% a taxa de incidência da doença em duas semanas.

Com a adesão da região Triângulo do Sul à Onda Verde, a Secretaria de Saúde reforça que a vacinação já diminuiu a incidência da doença no estado. "É uma tendência que deve continuar. Todas as catorze macrorregiões ficam na Onda Verde já neste fim de semana. Outro ponto de destaque é a aplicação de quase 300 mil doses de vacina na média móvel diária e os indicadores do Comitê Covid, que mostram queda de 37% na última semana e 44% nos 14 dias anteriores," disse Baccheretti. Segundo o comitê, as internações caíram 35% em quatro semanas. Atualmente, 25 pessoas aguardam por uma vaga de UTI para tratamento da Covid-19, mas esse número chegou a 227 em 10 de junho.

Fonte: Agência Minas

Comunicar erro