Balabanner

Empresário cria centro de reabilitação para aves em seu quintal

O empresário criou uma entidade beneficente para salvar a vida de aves em Planura

Por João Cerino em 22/02/2021 às 20:22:38

Aves que são resgatadas após serem vítimas de caça, captura ilegal, tráfico de animais ou até mesmo acidentes estão sendo enviadas para a casa do empresário Paulo Nuziata, que criou, em seu quintal, o Projeto Renascer ACN. As aves que eram resgatadas na região de Frutal pela Polícia Ambiental tinham de ser levadas a Uberaba e entregues à Fazu-Faculdade de Zootecnia de Uberaba, onde eram tratadas e, se possível, devolvidas ao seu ambiente natural.

Paulo conta que decidiu transformar o próprio quintal em um centro de reabilitação depois que resgatou uma arara canindé, que havia batido contra uma rede elétrica e caiu em frente à sua casa. Segundo ele, a arara tinha um ninho próximo de sua casa e o macho cuidou dos filhotes enquanto ele dava assistência à fêmea, que se recuperou do acidente, mas não pode mais voar.

Como a lei brasileira não permite ter aves silvestres em casa, a solução foi criar uma instituição filantrópica e hoje, com a ajuda de uma veterinária parceira, ele cuida de mais de cem aves, sendo a maioria delas psitacídeos, que é o gênero que engloba as araras, papagaios periquitos e aparentados.

Após receberem os cuidados necessários, as aves são soltas na natureza, mas algumas delas precisam continuar em cativeiro, pois perderam a capacidade de sobreviver por conta própria. A casa do voluntário agora é destino da Polícia Ambiental, que não precisa mais ir a Uberaba. "Antes nós gastávamos horas até Uberaba e agora podemos trazer estas aves para receber assistência bem mais próximo de nós", diz o tenente Elvisson Martins Naves, da Polícia de Meio Ambiente.

O empresário diz que as aves não param de chegar após ele ter aberto esta entidade filantrópica. Com o apoio da veterinária Maria Angela Panelli Marchió, ele cuida dos animais com o objetivo de devolvê-los à natureza, mas apenas 5% conseguem voltar à vida livre. Como mora perto do Rio Grande, junto a uma área de preservação, o ambiente é favorável à soltura das aves, mas como a maioria não pode votar a natureza, sua garagem e outros espaços da casa se tornaram um grande viveiro.


Fonte: Com informações de Portal NC

Comunicar erro