Balabanner

PF prende dois brasileiros extraditados dos EUA

Um deles cometeu tentativa de homicídio em 2017 em Mantena-MG e o outro, de Itá-SC, abusou sexualmente de um adolescente

Por João Cerino em 17/12/2021 às 14:12:57

Belo Horizonte – A Polícia Federal prendeu, neste dia 17, dois brasileiros foragidos da Justiça e procurados pela Interpol. Ambos desembarcaram no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins-MG, em voos originários dos Estados Unidos da América, sob escolta de policiais federais daquele país.

Um deles tem 32 anos e, em 21/5/2017, teria cometido tentativa de homicídio em sua cidade natal, Mantena-MG, contra um credor a quem devia dois mil reais. Os diversos disparos de arma de fogo feitos contra a vítima só não foram capazes de matá-la, pois houve rapidez no socorro. Em janeiro de 2018, o homem fugiu para os EUA e, em 29/7/2021, a Justiça autorizou a veiculação da difusão vermelha, solicitada pela Representação da Interpol em Minas Gerais, em desfavor do preso, que foi detido nos EUA, em 18/10/2021, por ter infringido as leis migratórias do país. Assim que desembarcou em solo brasileiro, o homem foi preso por policiais federais brasileiros e, após ser submetido a exame de corpo de delito, será conduzido para o Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem-MG, onde permanecerá à disposição da Primeira Vara Criminal de Mantena. Ele responderá por homicídio qualificado tentado, cuja pena pode chegar a 20 anos de reclusão.

O outro que estava foragido tem 60 anos e chegou ao Brasil em voo com outros 98 deportados dos EUA. Em desfavor dele havia difusão vermelha, solicitada pela Representação da Interpol em Santa Catarina e determinada pela Vara Única da Comarca de Itá-SC, difundida em março de 2021. Também havia um mandado de prisão em desfavor dele, expedido pela mesma Comarca, por haver abusado sexualmente de um adolescente em dezembro de 2010, tendo sido condenado a oito anos de reclusão. O homem foi detido nos EUA pelas Autoridades de Imigração daquele país, pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement por estar em desacordo com as normas migratórias do país. Após submeter-se a exame de corpo de delito, o preso será conduzido ao Complexo Penitenciário da Nelson Hungria, onde permanecerá provisoriamente à disposição da Justiça de Santa Catarina.


Fonte: Comunicação Social - PF-MG

Comunicar erro