Balabanner

Gestora do HFG vive impasse

Associação e médicos estão discutindo questões relacionadas à forma de firmar contratos para a prestação de serviços

Por João Cerino em 01/02/2022 às 15:03:30

Médicos e enfermeiros do Hospital Frei Gabriel desencadearam uma situação de impasse por conta da mudança e reagendamento de alguns atendimentos com médicos especialistas por conta de um desacordo com o Instituto Mahatma Gandhi, que é a empresa gestora do hospital. Os profissionais argumentam que há problemas com pagamentos e também que existe uma lista de reivindicações com demandas que foram apresentadas à direção da entidade. Já foram tomadas algumas medidas e iniciativas para abrir um diálogo entre os diretores da instituição e os servidores lotados no hospital.

A questão também provocou demora, em que pacientes ficaram horas sem atendimento, inclusive idosos e quem aguardava procedimentos médicos. O prefeito Bruno Augusto afirmou, em entrevista à imprensa que estaria se mobilizando para saber o que estava acontecendo e houve uma reunião no hospital, com a presença de vereadores, para intermediar a situação.

PREFEITURA

Em Nota de Esclarecimento, a Prefeitura de Frutal informou que, diferentemente do que foi divulgado por veículos de imprensa locais e até mesmo por representantes do Poder Legislativo, o Hospital Frei Gabriel em nenhum momento parou de atender ou de receber a população que buscava por auxílio médico.

A nota aponta que houve apenas a necessidade de remarcar as consultas de pacientes que iriam passar por atendimento com médicos especialistas e que todas as pessoas que procuraram o hospital para passar por cuidados clínicos em caráter de urgência ou emergência foram, prontamente, atendidas e acolhidas pelas equipes médicas do hospital. Além disso, todas as consultas canceladas serão devidamente remarcadas pelo setor administrativo, para que nenhum paciente deixe de receber o devido cuidado.

A Prefeitura salientou na nota que importante esclarecer que nem médicos e nem enfermeiros ou técnicos de enfermagem ou qualquer outra classe profissional que presta serviços no hospital está em greve ou não está trabalhando no momento. O que existe, segundo a Prefeitura, é uma negociação em andamento entre médicos e a direção da Associação Mahatma Gandhi, responsável por administrar o hospital, a respeito de questões tributárias e legais. A Prefeitura de Frutal ainda destaca que a Associação Mahatma Gandhi foi a escolhida para a administrar o Hospital Frei Gabriel após passar por um criterioso processo de licitação e que os repasses para a organização social estão rigorosamente em dia.

GESTORA

A Associação Mahatma Gandhi, por meio de sua Assessoria de Imprensa, também divulgou nota de esclarecimento apontando que o atendimento do Pronto Socorro, nesta terça-feira 1º de fevereiro, está dentro da normalidade, com todos os seus plantonistas de prontidão. A instituição e toda sua diretoria, segundo a nota, está empenhada na busca da melhor forma para entrar em entendimento com os profissionais de saúde que prestam serviços ao hospital para encontrar a melhor opção de formato de seus contratos.

"Reafirmamos nossa proposta em dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido e melhorar alguns aspectos no atendimento à população, especialmente o fluxo do Pronto Socorro, por onde passam diariamente dezenas de pessoas. Nosso compromisso é de proporcionar um atendimento humanizado e com a dignidade que a população merece."

Fonte: Reportagem Alô Frutal e assessorias de imprensa

Comunicar erro