Balabanner

Vereadora Irma envia representação à Copasa

O documento encaminhado à vereadora foi feito cobrando melhorias na prestação de serviços

Por João Cerino em 12/03/2022 às 08:00:00

A vereadora Irma Rezende Rocha endereçou uma representação aprovada pela Câmara na última sessão ordinária, direcionada a direção da Copasa de Frutal, no sentido de responder a alguns questionamentos. Ela indaga se as ordens de serviço são geradas logo após a quebra da pavimentação e quanto tempo leva para ser executada a recomposição asfáltica.

De acordo com a autora, são muitas as reclamações de usuários do serviço quanto a valas e buracos abertos após a manutenção pela empresa e que causam transtornos aos motoristas e pedestres e, por isso, necessitam de reparação urgente.

Irma pretende saber ainda quais as medidas estão sendo tomadas para eliminar ou minimizar os maus odores da Estação de Tratamento de Esgoto. A vereadora declara que esse problema acontece de forma constante e é um odor excessivo e desagradável para os moradores das proximidades da ETE suportarem. "Esse controle é fundamental para o meio ambiente, já que a solução não abrange apenas reduzir as emissões de odor, como também auxilia na contenção de gases de efeito estufa altamente prejudiciais", declara.

A autora da representação também lembrou sobre as medidas tomadas no ano passado quanto ao funcionamento de geradores de energia e poços artesianos para garantir o fornecimento de água e a todos os bairros da cidade. Segundo ela, neste ano, por estar no período das chuvas, ainda não foram relatadas faltas de água, o que normalmente ocorre no período de estiagem e gera grandes problemas para a comunidade.

Irma Rocha relata ainda que existem denúncias de escoamento de esgoto não tratado em locais impróprios, como córregos urbanos e questiona o impacto ambiental disto, perguntando ainda como é feito o monitoramento dos resíduos descartados pelas empresas. Ela cita a Resolução da Arsae, lembrando que não é permitido o despejo do esgoto de forma a causar danos na natureza ou interferir no processo de depuração de estação de tratamento de esgoto, gerando dano ao meio ambiente, ao patrimônio público ou a terceiro.

Outro questionamento é se a Copasa é responsável pela instalação de hidrômetros bloqueadores de ar nas residências. Ela afirma que o volume de ar corresponde a 20 ou 30% do consumo calculado pelos hidrômetros e cobrado pelas distribuidoras. Irma declarou que recentemente ocorreu a declaração do prefeito sobre a rescisão de contrato da Prefeitura com a Copasa, mas que se trata de um processo demorados e, por isso, pede informações sobre a prestação dos serviços pela empresa enquanto é responsável por eles.

Conforme ela salienta, no final do ano passado, a Copasa anunciou uma série de investimentos na captação, tratamento e distribuição da água e do sistema de esgoto. "Os cidadãos pagam uma tarifa alta pelos serviços da concessionária Copasa, tendo direito a água limpa, preço justo pelo seu consumo e ao tratamento do esgoto sanitário. Por isso, pedimos esclarecimentos e posicionamento da diretoria da Copasa quanto a estes questionamentos que vêm dos moradores de Frutal", conclui.

Fonte: Ascom - Câmara Municipal de Frutal

Comunicar erro