Balabanner

Anti-hipertensivo losartana será recolhido

A empresa Sanofi Medley, fabricante do medicamento determinou seu recolhimento

Por João Cerino em 12/03/2022 às 11:00:00

A empresa farmacĂȘutica Sanofi Medley solicitou, nessa semana, o recolhimento de medicamentos à base de losartana do mercado. A medida ocorreu por causa de uma possĂ­vel presença de impurezas no remédio, que pode provocar mutações e elevar o risco do desenvolvimento de câncer nas pessoas que usam a substância. A losartana é um princĂ­pio ativo utilizado em remédios contra a hipertensão, insuficiĂȘncia cardĂ­aca e ainda serve como diurético.

A lista de recolhimento inclui losartana potĂĄssica de 50 miligramas e 100 miligramas, losartana potĂĄssica + hidroclorotiazida de 50 miligramas + 12,5 miligramas e a losartana potĂĄssica + hidroclorotiazida de 100 miligramas + 25 miligramas. Segundo a Sanofi Medley, o recolhimento dos medicamentos com losartana é uma "medida de precaução devido à presença de impurezas mutagĂȘnicas." Os remédios deverão voltar ao mercado quando o IFA, que é o ingrediente farmacĂȘutico ativo for ajustado.

Em comunicado, a empresa assinalou que não hĂĄ risco imediato em relação ao uso das medicações contendo losartana. "Até o momento, não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequĂȘncia ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congĂȘnitas ou distĂșrbios de fertilidade.

ALERTA

A farmacĂȘutica ainda fez um alerta para as pessoas que utilizam medicamentos com losartana regularmente, apontando que interromper o uso dos remédios de maneira imediata pode ser perigoso e provocar riscos graves para a saĂșde dos pacientes. O ideal é consultar imediatamente o médico responsĂĄvel pela prescrição do medicamento, para que ele reorganize o tratamento. "O risco para a saĂșde de descontinuar abruptamente estes medicamentos sem consultar os seus médicos ou sem um tratamento alternativo é maior do que o risco potencial apresentado pela impureza em nĂ­veis baixos", alertou a Sanofi Medley.

O recolhimento dos medicamentos com losartana não terĂĄ nenhum tipo de custo para o paciente. Quem for liberado pelo médico para descontinuar o uso destes remédios deverĂĄ ligar para o SAC da Sanofi Medley 0800-703-0014 de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00 para agendar a coleta da medicação com um representante da empresa.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, por meio de nota, afirmou que sua posição atual, "pautada nas evidĂȘncias cientĂ­ficas e com base nas informações divulgadas até o momento, é de não haver fatos ou evidĂȘncias que recomendem a modificação da estratégia terapĂȘutica no que tange aos medicamentos pertencentes a essa classe farmacológica. A entidade alerta que os lotes mencionados em comunicado da Sanofi-Medley devem ser substituĂ­dos e recolhidos conforme orientação da própria empresa.

Fonte: Site SaĂșde em Dia

Comunicar erro