Balabanner

Carlos Viana muda cenário eleitoral em Minas

Ao entrar na disputa com o apoio do presidente, o senador pressiona mudanças na sucessão em Minas Gerais

Por João Cerino em 04/04/2022 às 12:27:44

A ida do senador Carlos Viana para o PL e o apoio formal do presidente Jair Bolsonaro à sua candidatura está tendo um grande impacto na disputa pelo governo de Minas Gerais. Enquanto o atual governador Romeu Zema não se definia por apoiar formalmente o presidente Bolsonaro e Alexandre Kalil aguardava a definição do PT sobre um nome próprio, a entrada de Viana na disputa altera totalmente a polarização que se formava entre o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil e o governador Romeu Zema. Com esta mudança, o PP de Ciro Nogueira, que pretendia se coligar ao governador Romeu Zema, deve se aliar à chapa majoritária de Carlos Viana.

Romeu Zema vinha evitando comprometer-se com uma aliança formal com o presidente e chegou a receber a visita do senador Flávio Bolsonaro, acompanhado de Marcelo Álvaro Antônio, que tentaram convencê-lo à uma coligação com o PL, em que o deputado federal mineiro seria o candidato ao Senado. Zema tem buscado apoio com a União Brasil. Sem coligação formal da chapa de Kalil com Lula, Zema poderia manter a estratégia de se afastar de uma coligação com o PL de Bolsonaro, mantendo a flexibilidade para receber tanto o voto de um lado com do outro. Segundo matéria do jornal "O Estado de Minas", Viana tem potencial para agregar mais apoio.

Ainda segundo o jornal, a candidatura de Alexandre Kalil, que evitou se comprometer em aliança formal com o PT de Lula, passa a ficar dependente de uma decisão dos petistas de não lançarem candidatura própria ao governo de Minas. Se o PT lançar candidato ao governo de Minas, poderá retirar de Kalil o voto da centro-esquerda, que até aqui ele tem recebido sem esforço, por gravidade.


Fonte: Com informações de "O Estado de Minas"

Comunicar erro