Balabanner

Prefeitura constrói ponte usando pneus

A Secretaria do Produtor Rural começou a construir pontes com sistema de contenção feita de pneus

Por João Cerino em 09/04/2022 às 11:18:56

A obra de construção da nova ponte na região rural do Córrego Alegre, que foi executada pela Prefeitura de Frutal possui uma inovação ecológica, onde sai a velha estrutura feita de madeira para dar lugar a uma ponte mais moderna e ecologicamente correta, construída com tubos de concreto e pneus. De acordo com o secretário rural, Carlos Humberto Ferreira Júnior, além de ser ecologicamente correto, esse modelo de construção gera mais economia para o governo municipal. "A partir de agora todas as pontes que forem reconstruídas ou revitalizadas em nosso município utilizarão essa técnica."

Ainda de acordo com Carlos, uma ponte de madeira tem uma vida útil de 3 a 5 anos e contribui com o desmatamento. Já esse tipo de ponte, que foi construída pela primeira vez, será permanente e não vai causar nenhum dano ao meio ambiente, sendo necessário apenas fazer a manutenção dela. Os pneus com os quais são construídos o sistema de contenção dessas novas pontes demoram, em média, 450 anos para se decomporem no meio ambiente. A técnica já é amplamente utilizada em outros países da América Latina, Estados Unidos e Europa.

Os pneus são instalados rapidamente sobre as bases de regularização e seu preenchimento é feito com cimento sobre os tubos de concreto. "Esse tipo de construção tem melhor custo-benefício e vem de encontro com a necessidade da melhoria das pontes das estradas rurais do nosso município", ressalta Carlos. Ainda segundo o secretário, a obra de construção da ponte foi custeada exclusivamente pela Prefeitura. "É difícil conseguir recursos para a zona rural, mas, mesmo com as dificuldades, estamos cuidando do produtor rural da nossa cidade."

Fonte: Secom - Frutal-MG

Comunicar erro