Balabanner

Edgard Mendonça aceitou o desafio

Para ele, Frutal precisa de um deputado federal que seja nosso e nos represente com dignidade e respeito

Por João Cerino em 22/05/2022 às 08:00:00

O ortodontista Edgard Luiz Mendonça, pessoa tradicional nos meios políticos e do esporte em Frutal, sempre teve em mente que a representação de uma cidade e região é um fator importante para o desenvolvimento. Para ele, o fato de Frutal e região buscarem um candidato mais próximo de si abre a possibilidade de muitos ganhos em projetos regionais, já que cada deputado federal tem direito a destinar valores próximos a 17 milhões de reais por ano em emendas individuais, isso fora as emendas de bancadas, usadas para viabilizar convênios e contratos dos municípios com a União.

Edgard é incisivo ao defender um candidato local, que esteja mais próximo da região. "Com todo o respeito aos deputados de fora, mas o grosso das verbas orçamentárias são destinadas para as suas cidades e praticamente só aparecem aqui de quatro em quatro anos, em vésperas de eleição. O frutalense não é bobo e está cansado desses paraquedistas que não têm amor pelas nossas cidades e, por isso, estão entendendo que chegou a hora de ter um deputado federal da nossa terra, que vai cuidar dos nossos interesses e ficar do nosso lado.

Para ele, o principal prejuízo da região é não ter um representante. "Apesar da nossa região contar com mais de 120.000 votos válidos, a falta de representatividade nos âmbitos federal e estadual nos tem prejudicado bastante, haja vista que somos a principal região do agronegócio em Minas Gerais, com alta produção sucroalcooleira, de soja, abacaxi, laranja e carne. Temos problemas de escoamento da produção agrícola e mobilidade urbana, estradas quase intransitáveis, como a BR-364, BR-262, MGC-497 e MG-255 e a BR-153 que, apesar de pedagiada, encontra-se sem manutenção e não foi duplicada."

Na área da Saúde, Edgard argumenta que, mesmo com o menor índice de mortalidade infantil do estado, ainda capengamos com a falta de centros de referência e equipamentos hospitalares. A decisão de ser pré-candidato em 2022 é, segundo ele, por amor à terra e ao povo. "Minha infância, adolescência, estruturação profissional e social praticamente foi toda aqui na nossa região. Minha família materna tem origens em Comendador Gomes e a paterna em Pirajuba. Minha mãe Rose Mary, foi professora e servidora pública, meu pai, Edgard, também foi servidor público e fundador do Cerea e meu avô, Necime Lopes foi vereador e prefeito de Frutal por duas vezes."

Ele próprio, além de trabalhar como ortodontista em Frutal e Itapagipe, também foi vereador por dois mandatos e sempre fez questão de estar compromissado com as causas sociais e clubes de serviço, razão pela qual crê que está na hora de lutarmos pela melhoria de Frutal e região. O desgaste dos políticos com mandato, segundo ele, vem da ausência de uma política ética e compromissada com os interesses do povo. "Eles deveriam fazer com que os interesses coletivos se sobrepusessem aos individuais. Entendo que devemos valorizar nossos produtores rurais, empresários, profissionais liberais e a cadeia empregatícia, que fomentam nossa produção."

Para o pré-candidato Edgard, outra área em que a aposta deve ser alta é a educação. "Entendo que temos de lutar pelos direitos dos profissionais da educação, que são a base formadora da nossa sociedade e também dos servidores públicos. Fiz uma observação de que as falhas dos parlamentares eleitos até agora é não abrir a consulta de suas ações para o povo. "Nossa região está carente de obras de infraestrutura, de rodovias transitáveis que possam escoar nossa produção, de distritos industriais, de UPA"s, UBS"s, melhorias dos hospitais, apoio às entidades sociais, investimentos na educação, cultura e esportes."

Para ele, são as picuinhas políticas que estão atrasando o desenvolvimento e prejudicando a população. "Este tipo de gente não tem espaço mais. O deputado tem que trabalhar em prol da sua comunidade e de seu povo. Então, meus amigos, quem conhece a nossa realidade, o nosso dia a dia somos nós. Podemos perfeitamente mudar este cenário e crescer. Precisamos de um deputado federal que seja nosso e nos represente com dignidade e respeito. Só depende de nós. Representatividade federal já!"


* Esta é a segunda de três matérias que estão sendo elaboradas pelo site Alô Frutal com frutalenses pré-candidatos aos cargos de deputado estadual ou federal nas eleições de outubro deste ano. O site enviou as perguntas a todos os candidatos de Frutal que se manifestaram como postulantes a esses cargos e a proposta tem como base uma enquete publicada feita em 1º de janeiro deste ano, em que 90% dos frutalenses que participaram manifestaram a sua preferência a um candidato de Frutal.


O site está aberto a ouvir outros frutalenses que desejem manifestar as suas ideias sobre esta questão e aguarda a manifestação de quem tem essa pretensão e não foi contatado. O site enviou perguntas a três pré-candidatos que se manifestaram e publica as mesmas na ordem de resposta. No momento, a redação aguarda aguarda a resposta do terceiro entrevistado. Novamente, o site se coloca à disposição dos postulantes que não foram contatados.

Fonte: Reportagem Alô Frutal

Comunicar erro