Balabanner

População bloqueou a BR-364

Pessoas pararam a rodovia em protesto pelo mau estado da pista e por mortes em acidentes

Por João Cerino em 30/05/2022 às 14:37:26

Em protesto pacífico, pessoas de Frutal, com apoio de políticos locais e da cidade vizinha de Planura se movimentaram para fazer um bloqueio na BR-364, nas proximidades do trevo de acesso à Cervejaria Cidade Imperial. O protesto, que foi organizado pela comunidade depois do impacto causado pela morte de uma família de três pessoas no sábado, 28, teve o objetivo de pedir socorro para a rodovia, que se encontra em mau estado e com muitos buracos, apontados como os causadores de tantas tragédias e prejuízos. A interdição durou das 10h00 até as 13h30 aproximadamente, quando foi sendo encerrada aos poucos.

No dia anterior, na tarde e início da noite de domingo, cerca de trinta pessoas deram início a um protesto ateando fogo em pneus, mas, como essa prática é crime ambiental, conforme a Lei 9605/98, com pena de até 5 anos de prisão, os manifestantes foram orientados a encerrar a prática. O Corpo de Bombeiros, em seguida, fez a extinção do fogo e as pessoas marcaram a paralisação para a manhã da segunda-feira.

O que se observou no manifesto foi um misto de pressa por parte de algumas pessoas para cumprir compromissos profissionais e a necessidade de liberar a passagem para veículos conduzindo pacientes em tratamento de saúde, mas, no geral, a população que fazia uso da via, apoiou a iniciativa. Uma senhora que faz viagens constantes pelo trecho para tratamento de seu filho em Ribeirão Preto falou com a reportagem sobre o mau estado da via e também lamentou que a fiscalização continua sendo feita e até motoristas com pneus estourados estão sendo multados.

O motorista de uma transportadora apontou que a paralisação foi necessária e apoiou o movimento, embora estivesse com problemas por conta dos alertas recebidos do sistema de monitoramento do caminhão, que não previa uma parada neste ponto da viagem.

Por outro lado, começaram a chegar a Frutal algumas mensagens apontando soluções para o problema a partir desta segunda-feira. O diretor da Rádio 97 FM, Romero Brito, que está empenhado há muitos anos em ver uma solução concreta para que seja feita a recuperação da pista pelo menos no trecho entre Frutal e Planura, recebeu um vídeo do deputado Zé Vítor e também uma comunicação do deputado Aelton Freitas, onde ambos assinalam que a questão deverá ter uma solução a partir de uma publicação no Diário Oficial da União.

Por volta das 20h40 do domingo, o deputado Zé Vitor disse que conversou com o general Santos Filho, diretor geral do DNIT, que garantiu apresentar um cronograma com datas previstas para a recuperação emergencial da BR-364 no final da tarde da segunda-feira, 30. "Houve a licitação e a empresa não concluiu o serviço, mas agora temos lideranças e a população mobilizada." Na tarde do dia 30 ele comunicou que a publicação oficial deve acontecer nesta terça-feira, dia 31, garantindo a contratação de uma empresa de forma emergencial para devolver a trafegabilidade e depois a licitação acontece simultaneamente para garantir a recuperação.

O deputado Aelton Freitas enviou mensagens informando que, neste dia 30, foi declarada emergência e que isso será publicado no Diário Oficial, segundo o general Santos Filho. O diretor geral do DNIT disse que todo o processo está sendo conduzido com urgência e deverá ser iniciada a reparação até a semana que vem.


Fonte: Reportagem Alô Frutal

Comunicar erro