Balabanner

PF desenvolveu a segunda fase da Operação Saint Nicolas

A Polícia Federal desenvolve combate à exploração sexual infantil na Internet

Por João Cerino em 02/06/2022 às 12:38:08

Material de informática apreendido

Belo Horizonte – A Polícia Federal, em uma ação integrada da SR/MG com todas as delegacias descentralizadas da PF em Minas, deflagrou na manhã do dia 31, a Operação Saint Nicolas-II com o objetivo de coibir a prática do delito de exploração sexual infantil na Internet. Cerca de oitenta policiais federais cumpriram um mandado de prisão temporária e catorze mandados de busca e apreensão, expedidos pela 35ª Vara Federal de Belo Horizonte, nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Sabará, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Divinópolis e Ipatinga.

As investigações tiveram início, no âmbito da Polícia Federal, a partir do uso de ferramentas e técnicas investigativas que permitem a coleta de informações na Internet e a identificação de usuários que frequentemente compartilham ou comercializam esse tipo de arquivo na web. A ação reflete uma atuação proativa e integrada da Superintendência Regional e demais delegacias da PF no interior com o intuito de reprimir, de maneira uniforme e forte, o consumo e a disseminação de arquivos de imagem e vídeo, com conteúdo de abuso sexual infantil, na rede mundial de computadores em todo o estado de Minas Gerais.

Os presos foram encaminhados para a penitenciária Inspetor Martinho Drummond e ficarão à disposição da Justiça, respondendo pelos crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outros. Se condenados, poderão cumprir até dez anos de reclusão mais multa.

De forma mais detalhada, a operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e fez quatro prisões na grande Belo Horizonte, sendo três detenções em flagrante e uma temporária. Em Ipatinga, foram dois mandados de busca e apreensão cumpridos e duas prisões em flagrante. Em Uberaba foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e feita uma prisão em flagrante.

Na região de Uberlândia, nas cidades de Paracatu e Patos de Minas, foram dois mandados de busca e apreensão cumpridos e duas prisões em flagrante efetuadas. Já em Divinópolis foi um mandado de busca e apreensão cumprido e, em Governador Valadares foi um mandado de busca apreensão cumprido e uma prisão em flagrante realizada. Em Montes Claros foi um mandado de busca e apreensão cumprido e uma prisão em flagrante efetuada, completando as ações em Juiz de Fora, onde dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos.



Fonte: Comunicação Social - PF-MG

Comunicar erro