Balabanner

Prefeitura rescinde contrato e reassume hospital

A administração municipal manifestou a decisão de reassumir a gestão do Hospital Frei Gabriel

Por João Cerino em 08/06/2022 às 10:58:55

Desde a segunda-feira, 6 de junho, o prefeito Bruno Augusto de Jesus Ferreira divulgou que a Prefeitura de Frutal rescindiu o contrato firmado com a empresa MedLife e reassumirá a gestão do hospital. O anúncio, feito durante uma entrevista coletiva para a imprensa, justificou a ação como uma decisão exclusivamente administrativa da atual gestão, deixando claro que não houve nenhum desacordo ou briga com a organização social que fazia a gestão do hospital. "Não houve nenhum desacerto ou desentendimento com MedLife."

Bruno apontou que essa era uma ideia que ele já vinha amadurecendo há algum tempo. "Durante a minha viagem a Belo Horizonte para o Congresso da Associação dos Municípios Mineiros, ficou muito claro que este é o momento ideal para promovermos essa mudança. Nós temos a intenção de unificar todo o nosso sistema de saúde, ou seja, tanto as UBS"s quanto o hospital terão a ficha médica dos moradores da cidade. Isso otimiza tempo e melhora os atendimentos, mas quando se tem uma empresa administrando o hospital, essa troca de informação, essa sinergia fica um tanto prejudicada, tornando-se quase inviável".

Outro fator que pesou na decisão foi a intenção de tirar do papel o Consórcio Regional de Saúde, que contaria com a participação de todos os municípios atendidos pelo hospital. "Hoje, em alguns procedimentos como ultrassom, por exemplo, a Prefeitura chega a custear sozinha 70% do valor para atender pacientes de outros municípios e isso não é justo. Em breve, a Prefeitura não conseguirá mais arcar com esses custos e, por isso, precisamos criar esse consórcio, mas as cidades da região só se sentirão confortáveis em participar desse projeto, se a gestora do Frei Gabriel for a Prefeitura", garantiu Bruno Augusto.

Segundo ele, para que a Prefeitura de Frutal, efetivamente, se transforme na nova gestora do Frei Gabriel é preciso criar toda uma infraestrutura jurídica e administrativa e ainda um orçamento especifico para o hospital. "Para criarmos essa infraestrutura com corpo técnico, diretivo e administrativo próprios precisaremos enviar leis que terão de ser aprovadas pela Câmara e o Legislativo precisará aprovar um orçamento próprio para o hospital. Mas acho que não teremos problemas com isso, já que melhorar o atendimento no Frei Gabriel também é um desejo dos vereadores frutalenses."

O chefe do Executivo que acredita que todo esse processo deve levar cerca de três meses para ser concluído, a partir do trabalho para uma rescisão contratual amigável com a MedLife, onde também garante que os acertos trabalhistas de todos os colaboradores do hospital serão honrados pela Prefeitura. "Se pagamos até mesmo dívidas trabalhistas que não eram da nossa gestão, não vai ser o da nossa administração que deixaremos de honrar. Aliás, tratar os colaboradores do hospital com dignidade e respeito é o mínimo que podemos fazer".

O prefeito de Frutal ainda garantiu que, durante a transição de gestão no hospital, não haverá falta de médicos e nem a diminuição no número de pacientes atendidos no Frei Gabriel. "Faremos de tudo para que essa transição ocorra da maneira mais tranquila possível e que ela não afete e nem prejudique a nossa população e nem os moradores da região que buscam por atendimento médico no Frei Gabriel", finalizou.

Fonte: Secom - Frutal-MG

Comunicar erro