Balabanner

Novo decreto da Prefeitura libera várias atividades em Uberaba, mesmo durante a Onda Roxa

As novas normas estão chamando a atenção de administradores públicos e da população na região

Por João Cerino em 14/03/2021 às 13:18:10

Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo

O novo decreto expedido pela Prefeitura de Uberaba está chamando a atenção da região por liberar uma série de atividades, mesmo com a cidade na Onda Roxa. Segundo o Jornal da Manhã Online, em sua coluna Alternativa, com a última atualização às 22h00 do dia 13 de março, as regras de enfrentamento à pandemia em Uberaba foram mudadas pelo Decreto 378, que afrouxa substancialmente as medidas restritivas impostas pelo estado. O toque de recolher fica mantido, entre 20h00 e 5h00, mas as regras são favoráveis ao comércio, serviços e celebrações religiosas, dentre outras atividades, embora o Boletim Epidemiológico do sábado tenha registrado mais nove óbitos, subindo para 48 vítimas fatais da Covid-19.

O decreto permite que o comércio e o setor de serviços voltem a funcionar até às 20h00, por meio da retirada no balcão e delivery, mas proíbe que o cliente entre no estabelecimento para fazer compras. As empresas devem alterar o horário de início e fim da jornada de trabalho dos empregados para evitar aglomerações nos pontos de transporte coletivo. Os ônibus vão continuar circulando só até as 21h00, mas táxis, transporte por aplicativos e similares estão liberados sem restrição de horário. A prefeita Elisa fez um apelo aos empresários para que assumam o transporte dos funcionários nesse período.

Além do delivery, liberado pela deliberação 136 do Estado, o decreto municipal permite que os bares, restaurantes, distribuidoras e lanchonetes façam vendas mediante retirada no balcão sem restrição de horário. A venda de bebidas alcoólicas fica proibida a partir das 20h00, mesmo por delivery. As feiras livres e gastronômicas enquadradas como serviços essenciais, vão poder funcionar até às 20h00, apenas com as barracas de alimentação, com mesas e cadeiras e consumo no local proibidos.

As celebrações religiosas presenciais são permitidas para 30% da capacidade do local e limitação de horário às 20h00. Serviço de lava-jato também volta a funcionar com atendimento individualizado. Exercícios físicos estão liberados individualmente e ao ar livre e a prática em ambientes fechados, como academias e exercícios em grupo continuam proibidos. O parques e praças podem funcionar apenas para a prática de esportes individuais, proibindo aglomerações e sentar-se em bancos. Os clubes podem abrir as portas apenas para a prática de esportes individuais em espaços abertos e com uso da piscina permitido para atividade esportiva individual.

Os salões de beleza e barbearias podem atender clientes, sendo um por vez, com agendamento prévio. Cirurgias eletivas continuam suspensas, mas consultórios e clínicas na área de saúde estão novamente liberados para funcionar, seguindo as regras que proíbem aglomeração em salas de espera. As escolas não vão retomar as atividades presenciais, com liberação de aulas práticas para o período de internato médico do curso de Medicina e as aulas práticas para os dois últimos períodos dos demais cursos da área da Saúde, inclusive técnicos.

As equipes de fiscalização estão com muito trabalho e, por isso, a prefeita anunciou a contratação de mais dez fiscais esta semana. A Prefeitura está aceitando denúncias por meio de fotos e vídeos onde constem data e horário do que está acontecendo. Os termos do Decreto 378 foram definidos em reunião virtual do Comitê Técnico-Científico de Enfrentamento à Covid-19, na tarde deste sábado. Participaram da conferência o presidente da Câmara Municipal, vereador Ismar Marão, o líder do governo na Câmara, vereador Caio Godoi e o professor Wander, que é presidente da Comissão de Saúde.

Está na Câmara de Uberaba um projeto de lei que pede autorização da Câmara de Vereadores para que Uberaba possa comprar vacinas no exterior. Segundo o presidente, Ismar Marão, o projeto vai passar na segunda-feira pelas comissões e será votado na terça-feira, em sessão especialmente convocada para esse fim.


Fonte: Com informações de Jornal da Manhã Online

Comunicar erro