Balabanner

PF deflagrou Operação Saguaro

A Polícia Federal investigou a partir de informações de autoridades americanas e australianas

Por João Cerino em 12/04/2023 às 10:55:03

Ipatinga - A Polícia Federal deflagrou neste dia 12 a Operação Saguaro, de combate a uma associação criminosa especializada na promoção de migração ilegal. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão expedidos pela segunda Vara Federal da SSJ de Governador Valadares, tendo como alvo as residĂȘncias e a empresa dos investigados nessa mesma cidade, onde foram apreendidos aproximadamente 3.700 dólares australianos e 31.000 reais, além de impressoras, guilhotinas, carimbos e computadores possivelmente utilizados na falsificação de documentos.

Os suspeitos são apontados como os responsĂĄveis por promover a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, AustrĂĄlia e Europa com a finalidade de obter vantagem econômica. Segundo denúncias e relatos de brasileiros detidos na fronteira mexicana com os EUA, os envolvidos promoviam a travessia de migrantes pelo deserto, naquela fronteira. Eles também são investigados pela falsificação de documentos, pelos quais chegavam a cobrar cerca de vinte mil dólares por migrante, que eram apresentados à autoridade consular australiana com a finalidade de obter vistos.

As investigações contaram com informações de autoridades americanas e australianas. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, promoção de migração ilegal e falsificação de documento particular podendo, se condenados, cumprirem até 13 anos de reclusão.

O nome da operação tem a ver com o saguaro, um cacto comum no deserto do México, nativo da região do Deserto de Sonora, que abrange parte do México e Estados Unidos. O deserto é um dos pontos usados por migrantes ilegais para entrar nos Estados Unidos.


Fonte: Comunicação Social - PF-MG

Comunicar erro