Balabanner

Campanha "Paz nas Escolas" mobiliza entidades e autoridades

A reunião foi realizada na tarde da última segunda-feira, com o objetivo de discutir ações para promover mais segurança nas escolas

Por Taísa Caires em 20/04/2023 às 12:12:44

Uma reunião realizada na Câmara Municipal de Frutal na tarde de segunda-feira, dia 17, definiu ações em prol da paz nas escolas. O evento, que foi organizado pela promotora do Ministério Público de Minas Gerais, Daniela Campos de Abreu Serra, contou com a participação de vereadores e lideranças comunitárias e religiosas.

A promotora relatou que estava incomodada em presenciar os setores de segurança pública discutindo formas de atuar em eventuais ataques às escolas e em situações que têm sido corriqueiras no país. De acordo com Daniela, colocar segurança armada e detector de metal nas portas não irá resolver o problema se não houver um trabalho mais profundo sobre a questão da violência. Ela ainda conta que ouviu muitos relatos de crianças que estavam com medo de ir à escola e de pais que não confiavam em mandar seus filhos para os estudos.

"Esse ataque às escolas ocorre porque ela é uma célula muito importante de sociabilidade de todo o desenvolvimento da criança e do adolescente. Então, o Ministério Público, consciente da construção de uma sociedade solidária, organizou essa reunião e fiquei feliz com a adesão. O âmago de tudo isso é que a gente possa difundir um diálogo de paz em nossa sociedade, porque é através dele que a gente vai conseguir vencer esse medo. É importante que todos os setores de segurança pública continuem as suas mobilizações e investigações. Para vencer o medo, não é preciso uma sentença judicial, mas sim esse amor comunitário e a força da sociedade", destacou.

A promotora Daniela disse que por meio desse ato, espera que a cidade de Frutal mostre sua força contra o medo. "É importante que haja união para conseguir passar a mensagem de que as escolas são nossas e que nós vamos cuidar delas, como deve ser", finalizou.

Haverá incentivo à realização de palestras e atividades nas escolas sobre questões de bullying e uso excessivo de Internet. Os pais também serão relembrados do compromisso de estarem atentos ao que os filhos estão acessando. "Os pais precisam por alguns limites morais e de reflexão", acrescentou a promotora.

O subcomandante do 69º Batalhão de Polícia Militar de Frutal, capitão Renato Araújo Lima, relatou que a PMMG continua com ações preventivas, policiamento escolar, programa Proerd e outras ações para oferecer segurança às crianças. "A Polícia Militar está lá para garantir a segurança e permitir que todos possam ir à escola. Não há motivo para receio e ficar acreditando em fake news. Precisamos de todos nas escolas, pois dessa forma vamos construir uma sociedade melhor", enfatizou.

O delegado regional da Polícia Civil de Frutal, Dimer de Toledo Ribeiro, enfatizou a importância da reunião e destacou que a situação das escolas é uma das prioridades da PCMG. "É importante que pais estejam juntos e que todos usem o amor, que é a maior arma contra o ódio. O núcleo que leva o amor é a família. Orientar o filho dentro de casa o torna um aluno melhor e essa é a maior arma para combater a violência e o bullying. A Polícia Civil vai dar prioridade máxima em toda situação que envolve ameaça a escola", enfatizou.

O presidente da Câmara, vereador Sebastião Custódio Couto Junior, salientou a relevância da reunião e parabenizou os organizadores e participantes do encontro. "É um tema que tem preocupado muito os pais e as nossas escolas pelos acontecimentos que verificamos em nosso país. Foi um evento muito produtivo. Nós estamos preocupados e vamos juntos com o lema "paz nas escolas". De mãos dadas iremos vencer esse medo que está atingindo crianças e pais. Fico muito feliz por esse tema ter sido discutido na casa do cidadão", concluiu.

Na reunião ficou definida uma mobilização que acontece hoje, onde a Polícia Militar estará com todo o seu efetivo em todas as escolas públicas e privadas. Também foi pedido aos pais ou responsáveis que levem as crianças às escolas demonstrando confiança no trabalho dos educadores e autoridades. A Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira e a Escola Particular Presidente Vargas realizaram dois atos pela paz no meio escolar na manhã deste dia 20.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Frutal

Comunicar erro