Balabanner

Saúde investiga morte de criança

A suspeita é que o menino tenha tido complicações após ter contraído dengue

Por João Cerino em 26/05/2023 às 17:50:23

A morte de uma criança com 9 anos de idade iniciou um processo de investigação para saber qual foi a causa morte, que tem a suspeita inicial de ser dengue, mas que ainda não confirmado oficialmente. O jovem deu entrada no Hospital Frei Gabriel na tarde da última quarta-feira, dia 24 de maio, apresentando vômitos com sangue e dor no estômago, sendo atendido no Pronto Socorro. Segundo informações dos familiares, o menino teria ido à aula na Escola Necime Lopes até quinta-feira, 18 e teria apanhado dengue, que foi agravada por alguns problemas de saúde que ele já possuía.

A criança foi atendida no Hospital Municipal Frei Gabriel, mas logo foi transferida para Uberaba onde faleceu. Uma Nota de Esclarecimento divulgada pelo hospital, informou que o Setor de Regulação foi acionado para que o paciente fosse transferido para a cidade de Uberaba. Ele foi inserido no Sistema SUS Fácil como vaga zero, ou seja, quando a transferência do paciente é tratada como prioridade pela Secretaria do Estado de Saúde.

A nota informa também que o menino foi acompanhado por uma equipe médica do Hospital Frei Gabriel na transferência para a cidade de Uberaba, mas faleceu "apesar dos esforços feitos pela equipe clínica do Hospital e pelo Setor de Regulação do Hospital Frei Gabriel" tendo falecido quando já se encontrava sob cuidados clínicos do Hospital da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

O sepultamento aconteceu neste dia 26 e, de acordo com a Declaração de Óbito, a causa morte foi choque hipovolêmico, coagulação intravascular disseminada devido a trombose e hipertensão da aorta, sintomas que podem apontar para complicações causadas pela dengue.

Fonte: Reportagem Alô Frutal

Comunicar erro