Balabanner

Uemg Frutal sediou o 2° Conexão Crea

O encontro abordou a engenharia civil, da graduação ao mercado de trabalho

Por João Cerino em 23/06/2023 às 11:00:00

Aconteceu nesta terça-feira, 20, na Unidade Frutal da Universidade do Estado de Minas Gerais-Uemg, o evento "Conexão Crea", realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais em parceria com o Curso de Engenharia Agronômica. O tema desenvolvido, "Conheça Seu Conselho: Da Graduação ao Mercado de Trabalho, reuniu alunos e profissionais da área em parceria do Conselho com o curso de Engenharia Agronômica e também Engenharia de Alimentos e a Engenharia de Produção.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uemg, Vanesca Korasaki, fez questão de vir de Belo Horizonte para integrar a Conexão Crea e destacou que essa é uma grande oportunidade para todas as unidades. "O evento foi transmitido também pela TV Uemg e, com isso, tivemos a oportunidade de ter uma maior amplitude da divulgação para a universidade. Frutal, inclusive, recebeu outras unidades e, para o aluno que está cursando a Engenharia de Alimentos, de Produção ou a Agronômica, é de grande valia e proveito", comentou.

A professora da Uemg/Ubá, Vivian Modesto, foi quem fez a proposta para o Crea realizar a segunda edição do evento em Frutal. "Na câmara de Agronomia a gente fez a proposta de trazer o diálogo do Crea com as instituições de ensino. Começamos esse evento em Viçosa e achei interessante sugerir vir para Frutal porque aqui tem o Curso de Engenharia Agronômica, de Alimentos e Produção. Trazer o diálogo do Conselho para dentro das instituições é muito importante. A presidência do Crea abraçou a ideia e a gente organizou para que pudéssemos realizá-lo", explicou.

O Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica da Uemg Frutal, Jhansley Ferreira da Mata, fez questão de demonstrar a alegria de receber o "Conexão Crea" na Universidade. "Esse encontro é muito importante, não só para a Uemg, mas para todo o município de Frutal. Trouxe representantes de toda a região e criou muitas conexões. O objetivo principal foi dar conhecimento para aqueles que querem cursar, para quem já está cursando e, principalmente, para os estudantes das engenharias", destacou.

O Diretor da Uemg Frutal, Leandro Pinheiro, considerou primordial essa conexão entre os profissionais do Conselho e os alunos das engenharias. "Os eventos científicos e acadêmicos são muito importantes porque é possível trazer a teoria de sala de aula para a prática. Entendo que a Universidade tem que incentivar esse desenvolvimento", apontou.

A vice-diretora da Uemg Frutal, Karol Natasha Castanheira, comentou que esta foi uma experiência inusitada. "Este é um evento com abrangência e grande impacto para a carreira das engenharias, seja ela qual for. É muito gratificante ter essa oportunidade e organizamos toda a estrutura para conseguir fazer a divulgação ao vivo, inclusive pela TV Uemg. Encontramos aqui professores da Unidade de Ituiutaba, Ubá, então é uma conexão também entre as unidades Uemg, o que estimula o conhecimento dos cursos de engenharia", destaca.

O Coordenador do Curso de Engenharia de Alimentos da Uemg Frutal, Maurício Bonato, comemorou a presença do Crea na Unidade Frutal. "Foi uma troca de informações incrível para o pessoal das engenharias. Todos os conhecimentos sobre as diretrizes curriculares nacionais, as questões regulamentar legislativa que o Crea apresenta foi repassado." Adriano Reis de Paula, subcoordenador do Curso de Engenharia de Produção da Uemg Frutal explicou que o Crea tem um papel fundamental nos cursos de engenharia porque recebe os alunos após a formação. "O aluno as vezes fica inseguros sobre o destino a seguir. O que pode ser mostrado aqui é que um dos primeiros caminhos é filiar-se ao Crea. O Conselho fortalece a classe, independente da engenharia e esta conexão é extremamente importante, somou para todos."


Fonte: Assessoria UEMG

Comunicar erro