Balabanner

Ficco desarticula organização criminosa mineira

Os casos são de estelionato, falsidade ideológica, esbulho possessório e lavagem de dinheiro

Por João Cerino em 24/06/2023 às 13:00:00

Belo Horizonte- A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado-Ficco, coordenada pela PolĂ­cia Federal e integrada pelas polĂ­cias Civil, Militar, Penal Federal e Penal Estadual, deflagrou a Operação Fantoche na manhã do dia 21, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa dedicada à prĂĄtica de crimes de estelionato, falsidade ideológica, esbulho possessório e lavagem de dinheiro.

Foram expedidos e cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e dezesseis mandados de busca e apreensão na Região Metropolitana de Belo Horizonte e no municĂ­pio de Itaobim-MG. As ordens da Justiça partiram da Terceira Vara de Tóxicos, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores.

As investigações, iniciadas hĂĄ mais de um ano, revelaram negociações fraudulentas envolvendo imóveis e com prejuĂ­zos de, pelo menos, dez milhões de reais. A organização criminosa agia tomando posse, de forma ilegal, de imóveis temporariamente desocupados e em processo de leilão através do Sistema Financeiro de Habitação, forjando sucessivos contratos de compra e venda para revendĂȘ-los a terceiros de boa-fé.

Além disso, também realizavam transações imobiliĂĄrias com pagamentos em dinheiro de valores muito acima da capacidade financeira dos envolvidos. Os presos foram conduzidos à SuperintendĂȘncia da PolĂ­cia Federal em Minas Gerais para interrogatório e encaminhados para o sistema prisional onde ficaram à disposição da Justiça.



Fonte: Comunicação Social - PF-MG

Comunicar erro