Balabanner

Força de trabalho feminino da Ball atinge 55%

A empresa trabalha para se tornar uma das diversas e inclusivas na América do Sul

Por João Cerino em 08/07/2023 às 12:25:03

A unidade fabril da Ball Corporation, líder mundial em fabricação de embalagens de alumínio, retomou as suas atividades de produção em Frutal neste início de julho e a empresa reativa o funcionamento com mais da metade dos cargos nas áreas administrativa e produtiva ocupada por mulheres. A unidade é estratégica para atender marcas de bebidas no Triângulo Mineiro e sua força de trabalho alcança 55% de colaboradoras do sexo feminino, num total de 107 funcionários. Na retomada de suas atividades, a fábrica tem tecnologia e aptidão para produzir cerca de 1,5 bilhão de latas por mês.

A unidade Frutal foi inaugurada em 2021, com investimento de 90 milhões de dólares, e, por conta do cenário macroeconômico e mercadológico, além do encerramento de contrato de um de seus clientes, teve suas atividades suspensas em dezembro do ano seguinte. Após cerca de seis meses de paralisação, a Ball anunciou a abertura de vagas para cargos dentro da unidade para reiniciar as suas atividades na primeira semana de julho. O reconhecimento da fábrica de Frutal como case de sucesso da multinacional em Diversidade e Inclusão, começou antes mesmo da inauguração da fábrica.

Em parceria com o Senai, a Ball promoveu cursos profissionalizantes exclusivos para mulheres em janeiro de 2021, com oportunidades para Operadoras de Máquina e Controle de Qualidade. Além de seu objetivo de promover a capacitação feminina em um cenário de pandemia que marcou uma regressão da presença de mulheres no mercado de trabalho aos moldes dos anos 90, a Ball também abriu oportunidades exclusivas para elas, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-Ipea. No primeiro ano de operação da fábrica, as mulheres compuseram 48% da força de trabalho da indústria.

Durante todo o período de funcionamento, a unidade não teve nenhum registro de acidentes com afastamento, não registrou nenhuma reclamação sobre seus produtos e teve o melhor início de operação entre todas as plantas da Ball na América do Sul. Prezando por manter o nível de excelência e o compromisso com a Diversidade e Inclusão, a empresa traçou a meta de manter a presença de mulheres elevada. "Na fábrica de Frutal, temos tudo de mais tecnológico para fabricar nossas latas de alumínio com muita qualidade. Por isso, é de extrema importância para nós a retomada desta unidade", comenta Fauze Villatoro, presidente da Ball para América do Sul.

Segundo apontou, a Ball pretende manter o compromisso com a diversidade. "Aproveitamos a oportunidade para reafirmar também, nossos compromissos com a Diversidade e Inclusão, tema que liderou os planos que transformaram a unidade de Frutal como a mais diversa da América do Sul, e com a comunidade do município", completa. A Ball Corporation está no Brasil desde 2016 e possui outras oito fábricas espalhadas pelo território nacional. A empresa também está instalada na Argentina, no Chile e no Paraguai, totalizando treze unidades de produção na América do Sul.

Fonte: Site Embalagem Marca

Comunicar erro