Balabanner

PC prende golpistas que agiam em leilão de gado

Operação contra quadrilha especializada em estelionato aconteceu em quatro cidades

Por João Cerino em 17/07/2023 às 10:33:30

Divulgação/PCMG

As investigações sobre um esquema envolvendo golpes em leilões de gado resultaram na operação Arremate, que foi desencadeada pela Polícia Civil na manhã da quarta-feira, 12, nas cidades mineiras de Campina Verde, Gurinhatã e Ituiutaba, no Triângulo Mineiro e também em Quirinópolis, em Goiás. A Polícia Civil apreendeu diversos documentos, além de talões e folhas de cheques de diversas titularidades que, somadas, ultrapassam 2,4 milhões de reais. Também foram arrecadados cem mil reais em dinheiro, celulares, veículos, cabeças de gado e duas armas de fogo.

Dois homens, de 61 e 72 anos, foram presos durante a ação, sendo que outros dois permanecem foragidos. A ação contou com o empenho de policiais civis lotados em Santa Vitória e Ituiutaba. Após os levantamentos, o delegado Rafael de Freitas Faria representou pela prisão preventiva dos quatro suspeitos, assim como pela busca e apreensão nas casas e nas propriedades rurais.

INVESTIGAÇÃO

O trabalho policial começou em junho, quando foram apontados possíveis crimes cometidos contra uma empresa promotora de leilões na cidade de Gurinhatã. No decorrer das apurações, a PC identificou um homem de 44 anos, suspeito de arrematar animais em leilão e pagar por eles com cheques sem fundos de sua titularidade. Posteriormente, ele emitia uma guia para o CPF do pai, de 72 anos e transportava os bois para a fazenda do idoso. Em outras oportunidades, o investigado agiu de forma similar, porém, emitiu a guia dos animais para o CPF de um indivíduo, de 34 anos e os transportou mais uma vez para a fazenda do pai.

Assim, em apenas três meses, o grupo adquiriu 951 cabeças de gado, causando um prejuízo milionário às vítimas. Ainda no curso das investigações, a PCMG identificou outro suspeito, com 61 anos, residente no município de Campina Verde. O homem teria aplicado golpes contra a mesma empresa de leilões de Gurinhatã, adquirindo mais de trezentas cabeças de gado. O pagamento era efetuado com cheques de sua titularidade, sendo logo em seguida sustados, sob o argumento de que foram roubados.


Fonte: Ascom-PCMG

Comunicar erro