Balabanner

Acidentes elétricos causaram 686 mortes em 2022

Os casos de 2022 somaram quase setecentas vítimas, mas o número pode ser maior

Por João Cerino em 11/08/2023 às 18:04:46

Os acidentes envolvendo eletricidade continuam causando mortes e deixando pessoas feridas no Brasil. De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica de 2023, elaborado com base nos números de 2022 e feito pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade-Abracopel, ocorreram 1.828 acidentes no Brasil, resultando em 686 mortes. Segundo o estudo, apenas em Minas Gerais, foram 132 ocorrências que resultaram em 35 óbitos no ano passado. Apesar do alto número, a Abracopel acredita que os números reais possam ser até três vezes maiores, pois nem todos os incidentes são registrados pela associação.

Uma estimativa da associação é de que que o número provável de mortes relacionadas a acidentes elétricos no Brasil esteja próximo de duas mil. De acordo com a Abracopel, os principais causadores de acidentes elétricos são fios desencapados e de má qualidade, má utilização de grandes causadores de incêndios que são o "T" e benjamim, mau uso da energia e acidentes na construção civil, entre outros.

DESENCAPADOS

Acidentes causados por fios desencapados são uma séria preocupação, especialmente dentro das casas. Fios elétricos desencapados podem expor a corrente elétrica, aumentando o risco de choques elétricos e curtos-circuitos, situações que podem levar a incêndios, danos aos equipamentos elétricos e, em casos mais graves, lesões ou até mesmo a morte. A exposição dos fios elétricos geralmente ocorre devido a desgaste, mau isolamento, instalação inadequada ou danos físicos aos cabos. É essencial que todas as instalações elétricas sejam realizadas por profissionais qualificados, seguindo as normas de segurança adequadas.

César Souza, técnico de Segurança do Trabalho da Cemig, explica que é fundamental que as instalações sejam inspecionadas periodicamente para identificar e corrigir os riscos. Conforme o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica da Abracopel, em 2022 ocorreram 874 incêndios devido à sobrecarga de energia no Brasil, resultando em 55 mortes e causando danos a propriedades residenciais, comerciais e industriais. Esse número representa um aumento de 35% em relação a 2021, quando ocorreram 590 incêndios com 47 mortes.

A utilização de réguas de tomadas, o popular "T", benjamins e extensões para conectar simultaneamente vários aparelhos é comum em muitos lares brasileiros, mas a prática é perigosa, pois pode causar sobrecarga de energia e curtos-circuitos em redes residenciais que não foram projetadas para suportar a carga elétrica exigida, resultando em incêndios e até acidentes fatais. Caso seja necessário conectar vários equipamentos em uma única tomada, o ideal é usar um filtro de linha que desligue automaticamente em caso de sobrecarga de energia.

CELULARES

As improvisações nas instalações elétricas são totalmente desaconselhadas e o mau uso da energia nos ambientes internos passa pela popularização dos smartphones, devido ao hábito perigoso de usar o dispositivo enquanto está conectado à tomada. Segundo o especialista da Cemig, podem ocorrer acidentes graves e os incêndios podem ocorrer durante o carregamento do celular. "Normalmente, isso acontece quando há um curto-circuito na bateria. Há um problema com o carregador, que envia uma tensão maior do que o celular suporta. Com esse curto-circuito, o aparelho superaquece e entra em combustão", explica o especialista.

Ele completa apontando qual é a principal causa dos acidentes. "A bateria não tem potência para causar um dano tão grande em condições normais. Em todos os casos que conheço, o aparelho estava conectado a uma tomada e, durante o carregamento, a bateria superaqueceu e explodiu.".

CONSTRUÇÃO

Dados da Abracopel apontam que, somente no ano passado, 104 trabalhadores da construção civil no Brasil perderam a vida em acidentes com a eletricidade, seja no ambiente do trabalho ou em toques involuntários nas redes das distribuidoras. Os tipos de profissionais que tiveram mais óbitos nessa atividade foram pedreiros e ajudantes (34), eletricistas autônomos (31) e pintores ou ajudantes (20).

A Abracopel destaca ainda que há dois tipos de acidentes, sendo eles o interno, quando acontece dentro do canteiro da obra e o externo, ocasionado por toque acidental na rede da distribuidora de energia elétrica. Somente no ano passado foram 23 acidentes em Minas Gerais, com nove mortes. A principal causa foi o toque acidental nos cabos das distribuidoras de energia, que contabilizou onze ocorrências e quatro mortes.

Boa parte dos acidentes com a rede elétrica é provocada pela queda e não pelo choque em si, inclusive as fatalidades. Por isso, é preciso ter toda atenção com este tipo de trabalho", finaliza o especialista.

Fonte: Cemig Imprensa Triângulo

Comunicar erro