Balabanner

Anvisa interditou cosméticos usados irregularmente

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou a interdição cautelar de todos os lotes de Dermo Bioestimulador, Preenchedor Cosmobeauty e Fluido Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty

Por João Cerino em 11/08/2023 às 13:24:21

A AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria-Anvisa, determinou a interdição cautelar de todos os lotes dos produtos Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty e do Fluido Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty, fabricados pela empresa Bio Essencialli IndĂșstria e Comércio de Cosméticos. Em nota, a agĂȘncia informou que a vigilância sanitĂĄria do estado de GoiĂĄs registrou eventos adversos graves associados ao uso incorreto dos produtos. "Apesar de os produtos terem sido notificados na Anvisa como cosméticos, não existem cosméticos de aplicação injetĂĄvel".

De acordo com o comunicado, a Anvisa verificou ainda que a empresa fazia divulgação dos produtos na forma de uso injetĂĄvel. As ocorrĂȘncias estão sendo investigadas pela PolĂ­cia Civil e pela Vigilância SanitĂĄria estadual para a adoção de medidas necessĂĄrias.

IRREGULAR

Ainda segundo a Anvisa, produtos injetĂĄveis com finalidade estética precisam ser regularizados como medicamentos ou como produtos para saĂșde. Não é permitida a regularização como cosméticos. É o caso do ĂĄcido hialurônico injetĂĄvel para intradermoterapia ou medicina estética. "Devido às notificações irregulares na agĂȘncia, alertamos que produtos cosméticos possuem na sua rotulagem o nĂșmero do processo de regularização do produto e o nĂșmero da Autorização de Funcionamento de Empresa do titular da regularização do produto na Anvisa."

A agĂȘncia alerta também que produtos regularizados como cosméticos e com a descrição de "uso externo" na rotulagem não podem ser injetados em nenhuma parte do corpo, jĂĄ que não foram desenvolvidos para essa finalidade e, portanto, não tĂȘm a qualidade e a segurança necessĂĄrias para serem usados de forma injetĂĄvel. "Profissionais de saĂșde: fiquem atentos aos produtos que são adquiridos e verifiquem se eles são autorizados para o uso que serĂĄ feito. Também é importante verificar a procedĂȘncia do produto no rótulo e a regularidade junto à Anvisa."

A regularidade pode ser verificada no portal da Anvisa.

A AgĂȘncia Brasil entrou em contato com a empresa Bio Essencialli IndĂșstria e Comércio de Cosméticos e aguarda um posicionamento.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro