Balabanner

PC indiciou motorista

O condutor capotou um ônibus com a torcida do Corinthians na BR-381

Por João Cerino em 08/12/2023 às 18:26:29

Divulgação/PCMG

As investigações conduzidas pela Polícia Civil de Minas Gerais sobre o acidente envolvendo um ônibus com torcedores do Corinthians, ocorrido na madrugada do dia 20 de agosto deste ano, na BR-381, resultaram no indiciamento do motorista do veículo, de 34 anos, por homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor. Sete pessoas da torcida organizada Gaviões da Fiel, com idades entre 26 e 54 anos, morreram no acidente e diversas outras ficaram feridas.

Conforme foi apurado, o ônibus havia sido fretado por torcedores que vieram a Belo Horizonte para acompanhar o jogo do time na cidade e, no retorno ao estado paulista, o veículo perdeu os freios na descida da Serra de Igarapé, na altura do quilômetro 525 da BR-381, na cidade mineira de Brumadinho. Isso obrigou o motorista a direcioná-lo propositadamente contra um barranco, a fim de diminuir uma tragédia maior.

O delegado Rodrigo Otávio Fagundes explica que, durante as investigações, a Polícia Civil identificou uma série de negligências que resultaram no acidente. "Pneu do ônibus sem condições de trafegabilidade, tacógrafo ausente no veículo, não havia registro nos órgãos competentes, vistoria reprovada do veículo no ano de 2019, todos esses fatores levaram ao indiciamento do suspeito", disse o delegado, acrescentando que o homem foi indiciado por homicídio culposo, agravado pelo fato de estar transportando passageiros.

RELATO

Em depoimento, o motorista contou que, na descida da serra, observou um dos marcadores de ar relativo ao sistema de freios do veículo subir muito e, instantes depois, o outro medidor também alterou, indicando uma falha grave. Nesse momento, ele tentou acionar os freios e percebeu que estava sem esse recurso. O homem disse que gritou para acordar os passageiros, pois a chance de colisão era grande. A velocidade do ônibus começou a aumentar e o motorista teve a ideia da colisão para diminuir a velocidade do ônibus.

Ele havia dito aos policiais que havia feito a manutenção do veículo na sexta-feira anterior ao jogo, na cidade paulista de Jacareí, porém, não lembrava o nome da oficina e não possuía os comprovantes da manutenção.

ALERTA

Para o chefe do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito, delegado-geral Helton Cota Lopes, é importante ressaltar que esse tipo de caso é grave e culmina com a destruição de diversas famílias. "Isso está sendo bem observado pela Polícia Civil. Não há que se falar em impunidade. Temos meios técnicos e profissionais competentes e habilitados para imputar a responsabilização criminal". Helton ainda ressaltou que isso deve servir de alerta para condutores de que normas de trânsito devem ser respeitadas. "Veículo de pequeno, médio e grande porte e proprietários de empresas responsáveis pelo transporte de passageiros ou de cargas devem estar atentos a isso".

Fonte: Ascom-PCMG

Comunicar erro