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Menos de 50% dos alunos sabem o básico em Matemática e Ciências

O Brasil manteve-se estável nas pontuações do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

Por João Cerino em 05/12/2023 às 13:53:28

O Brasil manteve-se est√°vel nas pontuações em Matem√°tica, Leitura e Ci√™ncias no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes-Pisa. No entanto, menos de 50% dos alunos conseguiram n√≠vel m√≠nimo de aprendizado em Matem√°tica e Ci√™ncias. Em 2022, o pa√≠s alcançou 379 pontos em Matem√°tica, 410 em Leitura e 403 em Ci√™ncias, conforme resultados divulgados na terça-feira, 5 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico-OCDE. J√° em 2018, ano anterior avaliado, o desempenho foi 384 pontos em Matem√°tica, 413 em Leitura e 404 em Ci√™ncias. "Os resultados médios de 2022 foram praticamente os mesmos de 2018 em Matem√°tica, Leitura e Ci√™ncias. Os resultados do Pisa t√™m-se mantido notavelmente est√°veis durante um longo per√≠odo: depois de 2009, nas tr√™s disciplinas, apenas foram observadas flutuações pequenas e, em sua maioria, não significativas", diz o relatório sobre o desempenho dos estudantes brasileiros.
CENÁRIO

Aplicado a cada tr√™s anos, o Pisa avalia os conhecimentos dos estudantes de 15 anos de idade nas tr√™s disciplinas. No total, 690 mil estudantes de 81 pa√≠ses fizeram os testes. No Brasil, 10.798 alunos de 599 escolas passaram pela avaliação. Na edição de 2022, o foco foi em Matem√°tica. Com os resultados de 2022, o Brasil continua no grupo abaixo da média dos pa√≠ses da OCDE nas tr√™s disciplinas: 472 pontos em Matem√°tica, 476 em Leitura e 485 em Ci√™ncias. Cada 20 pontos equivalem a um ano escolar. Em Ci√™ncias, por exemplo, o Brasil est√° com pelo menos quatro anos de atraso em relação aos membros da OCDE. No ranking, ficou no 64¬ļ lugar entre as notas em Matem√°tica, 53¬ļ em Leitura e 61¬ļ em Ci√™ncias, atr√°s de outros latino-americanos, como o Chile, Uruguai, México e a Costa Rica.

BRASIL

De acordo com o levantamento, 27% dos alunos brasileiros alcançaram o n√≠vel 2 de profici√™ncia em Matem√°tica, considerado o patamar m√≠nimo de aprendizado, enquanto que a média dos pa√≠ses da OCDE na disciplina é 69%. Apenas 1% dos estudantes no pa√≠s conseguiram os n√≠veis 5 ou 6, considerados os mais altos, quando os alunos resolvem problemas complexos, comparam e avaliam estratégias. A média da OCDE é 9%. Dos 81 pa√≠ses e economias participantes do Pisa 2022, somente em 16 mais de 10% dos alunos atingiram o n√≠vel 5 ou 6. Quanto à Leitura, metade dos estudantes no Brasil obteve o n√≠vel 2 ou mais. Apesar de melhor desempenho, o percentual ainda fica abaixo da média da OCDE, 74%. Nos patamares 5 e 6, o percentual foi de apenas 2%.

Em Ci√™ncias, cerca de 45% dos alunos chegaram ao n√≠vel 2, contra 76% da média da OCDE. Os estudantes com melhor desempenho somaram apenas 1%.

Em comparação ao Pisa de 2018, o desempenho médio nos pa√≠ses da OCDE caiu dez pontos em Leitura e quase 15 pontos em Matem√°tica. Em Ci√™ncias, a média ficou est√°vel. Conforme o relatório, estima-se que aproximadamente 25% dos jovens de 15 anos nos pa√≠ses membros da OCDE, ou seja 16 milhões, não atingiram o n√≠vel 2, ou seja, t√™m dificuldade em fazer c√°lculos com algoritmos b√°sicos ou interpretar textos simples.

Em nações como a Alemanha, Islândia, os Pa√≠ses Baixos, a Noruega e Polônia, as notas em Matem√°tica ca√≠ram 25 pontos ou mais entre 2018 e 2022. "Embora seja evidente que alguns pa√≠ses e economias t√™m desempenho muito bom na Educação, o quadro geral é mais preocupante. Em mais de duas décadas de testes globais do Pisa, a pontuação média não mudou drasticamente entre avaliações consecutivas. Mas este ciclo viu uma queda sem precedentes no desempenho", diz o relatório.

PANDEMIA

De acordo com o levantamento, a pandemia de Covid-19 causou impacto na educação dos jovens nesse per√≠odo – com fechamento de escolas e adoção de aulas online - porém não pode ser apontada como √ļnica causa para o desempenho inferior nos pa√≠ses.

O relatório diz não ter identificado "diferença clara" nas notas de 2022 em razão do fechamento de escolas por mais ou menos de tr√™s meses na pandemia. "A pandemia da Covid-19 parece um fator óbvio que pode ter impactado os resultados nesse per√≠odo. Na leitura, por exemplo, muitos pa√≠ses como a Finlândia, Islândia, os Pa√≠ses Baixos, a Rep√ļblica Eslovaca e Suécia registraram estudantes com notas mais baixas durante algum tempo – em alguns casos durante uma década ou mais. As trajetórias educacionais foram bem negativas antes da pandemia chegar. Isso indica que as questões de longo prazo nos sistemas educativos também são culpadas pela queda no desempenho. Não se trata apenas de Covid".

Singapura liderou em Matem√°tica (575 pontos), em Leitura (543 pontos) e em Ci√™ncias (561 pontos), o que equivale que os estudantes t√™m de tr√™s a cinco anos de escolaridade a mais em comparação aos demais alunos dos pa√≠ses com a média da OCDE. Em apenas quatro locais, houve melhora nas tr√™s disciplinas entre as avaliações de 2018 e 2022: Brunei Darussalam, Camboja, Rep√ļblica Dominicana e Taipé chin√™s.

Fonte: Agência Brasil

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