Balabanner

Governo amplia ainda mais oferta de leitos na rede pública

Na Fhemig, 33 novas unidades de terapia intensiva foram disponibilizadas para público adulto e infantil

Por João Cerino em 20/03/2021 às 18:00:00

Gil Leonardi / Imprensa MG

Em mais uma ação de enfrentamento à pandemia para salvar vidas, o governo mineiro abriu, nesta semana, mais 33 leitos de UTI nos hospitais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais-Fhemig. A ação vem acompanhada da contratação de 31 profissionais entre médicos e técnicos de enfermagem.

Deste total de leitos, são 19 de UTI adulto abertos no Hospital Júlia Kubitschek e dez unidades, também para adulto, no Complexo Hospitalar de Urgência-CHU do Hospital João XXIII. O Hospital João Paulo II recebeu quatro leitos de UTI infantil, com a perspectiva de disponibilização de mais seis nas próximas semanas. O governador comentou que, do ano passado até agora, foram ampliadas em mais de 100% as vagas em enfermarias e UTI"s em todo o estado.

Zema alertou ainda sobre o momento de extrema gravidade da pandemia em Minas Gerais, pois há falta de profissionais para acompanhar a velocidade da abertura dessas novas vagas. "Faço um apelo a todos os mineiros. Por favor, respeitem o isolamento e mantenham os cuidados. Não deixem que o cansaço de mais de um ano de pandemia se transforme em tragédia. "Quem passa pela dor de perder um parente ou amigo sabe o quanto essa doença tem dilacerado nossos corações. Estamos em uma guerra, com perda de vidas diárias que ultrapassam a capacidade de atendimento disponível", finalizou.

Entre as diversas ações adotadas pelo Governo de Minas para enfrentamento ao coronavírus, está a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país, permitindo a instalação de leitos de UTI em municípios que nunca tinham contado com unidades de terapia intensiva. De forma antecipada, Minas garantiu a compra de 50 milhões de seringas agulhadas, além de 617 refrigeradores. Mais de 21 milhões de seringas agulhadas já chegaram ao estado.


Fonte: Com informações da Agência Minas

Comunicar erro