Balabanner

Frutal está entre as trinta cidades mineiras que têm as maiores taxas de mortalidade

Pequenos municípios de Minas Gerais são maioria entre as 30 maiores projeções de óbitos para cada 100 mil pessoas

Por João Cerino em 25/03/2021 às 08:00:00

Segundo matéria publicada pelo jornal O Estado de Minas no dia 23 de março, Frutal está entre as trinta cidades com maiores projeções de morte pela Covid-19. O município está no 26º lugar em Minas Gerais se usado o estudo feito, que considera a taxa de mortalidade por 100 mil habitantes. A projeção é feita dividindo-se o número de mortes pela quantidade de habitantes de certa localidade e multiplicando o total por 100 mil. Desta forma, por menor que seja o município, ele aponta a mesma taxa que os maiores, já que todos são considerados como tendo cem mil habitantes.

O jornal O Estado de Minas desenvolveu essa lista em parceria com o estatístico Bráulio Couto, professor do Centro Universitário de Belo Horizonte. A cidade com pior indicador no estado é Aracitaba, na Zona da Mata, que tem uma população de 1.905 habitantes e registrou 7 mortes por Covid-19 até o dia 18 de março, atingindo um índice de 367 mortes a cada cem mil habitantes. Das trinta primeiras cidades da lista, sete pertencem à região do Vale do Aço, enquanto outras seis ficam no Triângulo Mineiro e mais seis na Região Leste do estado.

Isso concentra 63% dos casos nessas três regiões. Uberlândia aparece com 233 mortes por 100 mil habitantes, taxa mais alta que a proporção de Belo Horizonte, que tem 121 mortes por 100 mil habitantes.

Ao ver os dados de Frutal, a taxa é de 183 mortes por cada cem mil habitantes, um índice maior que o de Uberaba, que tem 140 mortes a cada cem mil habitantes. Frutal ainda tem um índice proporcional acima das cidades de Belo Horizonte (121), Betim, com 125 mortes por 100 mil habitantes e ainda Contagem, que registra, por esse cálculo, 130 mortes por cada cem mil habitantes.


Fonte: Com informações do jornal O Estado de Minas

Comunicar erro