Balabanner

Prefeitura e Corpo de Bombeiros reativam a Defesa Civil em Frutal

Órgão deve atuar no levantamento de pontos e áreas de risco na cidade para prevenção ou resposta em caso de desastres

Por João Cerino em 06/04/2021 às 10:30:00

Ninguém pode negar a importância de um órgão que auxilie as pessoas no momento em ocorre algum desastre natural. E Frutal, ressalvadas as devidas proporções, também sofre com problemas como o desabamento de casas, enchentes e imóveis construídos em áreas de risco. Além disso, no período de seca, o nosso município sofre com as constantes queimadas, que colocam em risco a vida da população, da fauna e da flora.

Há algum tempo, a cidade não contava com a Defesa Civil, que estava desativada há vários anos. E numa reunião realizada entre o comando do Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Frutal, ficou definida a reativação desse importante órgão.

A reestruturação já está acontecendo dentro da sede do Corpo de Bombeiros com a instalação do chamado CICC-Centro Integrado Coordenação e Controle.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Frutal, tenente Jeferson Pereira Velasco, destacou que "foi ativada uma vaga no Corpo de Bombeiros de Frutal e re-convocamos um militar que estava na reserva para cuidar dessas questões da Defesa Civil".

O trabalho de reativação do órgão ainda está no início de juntada de documentos e estruturação. "Acredito que nas próximas semanas já começaremos a ativar o telefone 199 e integrar a ambulância da Prefeitura junto com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil".

O passo seguinte é realizar levantamento de pontos e áreas de risco na cidade para atuar, tanto na prevenção, quanto na resposta em caso de desastres, segundo o tenente Velasco.

O 1º sargento Fabiano Vieira, reintegrado ao serviço, será o coordenador da Defesa Civil. Para ele, realizar o levantamento inicial dos pontos críticos da cidade é fundamental, como listar locais onde haja imóveis construídos em áreas de risco e pontos de alagamento.

Apesar de não haver situação de deslizamentos de terra, há, entretanto, efeitos climáticos em época de chuva ,podendo haver enchentes. "Na época da seca, temos os riscos de incêndios florestais. Por isso, reativar a Defesa Civil será de grande valia para os moradores da cidade", garantiu o sargento.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Secom - Frutal-MG

Comunicar erro