Balabanner

Mais regiões mineiras evoluem para a Onda Vermelha

As regiões Norte, Sul, Sudeste e Jequitinhonha e seis microrregiões mudam de fase a partir de hoje

Por João Cerino em 16/04/2021 às 11:46:30

As macrorregiões de Saúde Norte, Sul, Sudeste e Jequitinhonha e as microrregiões de Betim, Belo Horizonte/Nova Lima/Caeté, Vespasiano, Contagem, Curvelo e Manhuaçu poderão avançar para a onda vermelha do plano Minas Consciente, conforme decisão foi tomada nesta quinta-feira 15 de abril, pelo ComitĂȘ ExtraordinĂĄrio Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a situação da pandemia em Minas Gerais.

Com esta decisão, metade das macrorregiões do estado ficarĂĄ na Onda Vermelha, enquanto a outra metade segue na Onda Roxa, a mais restritiva do plano, por pelo menos mais uma semana. As regiões Triângulo Norte, Triângulo Sul e Noroeste jĂĄ estavam na Onda Vermelha desde o dia 9 de abril e permanecem nesta fase.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, houve melhorias nos indicadores, o que possibilitou as decisões técnicas, mas é preciso lembrar que ainda hĂĄ um sistema hospitalar sobrecarregado, com profissionais de Saúde cansados e poucas vagas. "Por isso precisamos tomar todos os cuidados para evitar a transmissão do vírus. Dobramos o número de leitos de UTI e de enfermaria em Minas Gerais, mas o aumento de casos nessa segunda onda exige toda cautela", afirmou o governador Romeu Zema.

Na última semana, Minas Gerais registrou aumento de 4,01% no número de casos e 6,81% nos óbitos, o que justifica a progressão de onda apenas nas regiões que apresentaram melhores resultados na incidĂȘncia da doença e também na ocupação dos leitos. A positividade da Covid-19 estĂĄ em 44% em todo o estado.


Fonte: AgĂȘncia Minas

Comunicar erro