Polícia Federal e Ficco combatem tráfico no leste de Minas Gerais

A Operação tem por objetivo a coleta de mais provas e dados das operações financeiras e negociações relacionadas ao tráfico

Por João Cerino em 24/04/2021 às 10:38:37

A For√ßa Integrada de Combate ao Crime Organizado-Ficco, em Governador Valadares, coordenada pela Polícia Federal e também integrada pelas polícias Civil, Militar e Penal, deflagrou no dia 22 a Opera√ß√£o Policial "Baro", para desarticular organiza√ß√£o criminosa dedicada ao tr√°fico de drogas. O trabalho de colabora√ß√£o entre as for√ßas de seguran√ßa pública foi essencial para viabilizar a atua√ß√£o, com a participa√ß√£o de 130 policiais federais, civis, militares e penais.

A Ficco representou por 26 mandados de busca e apreens√£o, cinco mandados de pris√£o tempor√°ria e quatro mandados de pris√£o preventiva, todos expedidos pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Mantena-MG.

Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreens√£o na cidade mineira de Governador Valadares, e um nas cidades de Santana do Paraíso, Ipatinga, Caratinga e Mathias Lobato. Foram sete mandados de pris√£o cumpridos em Governador Valadares, e um em Santana do Paraíso e Ipatinga. Além disso, foram sequestrados veículos de alto valor, imóveis e valores em espécie.

Durante as investiga√ß√Ķes, que duraram mais de um ano, foram descobertos laboratórios de processamento de crack e cocaína, com pris√£o em flagrante de pessoas ligadas ao grupo criminoso que atua no leste de Minas e no Espírito Santo. Durante a a√ß√£o penal decorrente de Opera√ß√£o Policial da Ficco, foi realizada colabora√ß√£o premiada pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio do Gaeco de Governador Valadares, que, em uni√£o de for√ßas com a Ficco, viabilizou a desarticula√ß√£o da associa√ß√£o destinada ao tr√°fico com a atual fase ostensiva.

A opera√ß√£o tem por objetivo a coleta de mais provas e dados acerca das opera√ß√Ķes financeiras e negocia√ß√Ķes relacionadas ao tr√°fico, inclusive identifica√ß√£o de "laranjas" e oculta√ß√£o de patrimônio e bens obtidos por meio das atividades criminosas. Os fatos investigados demonstram a pr√°tica de diversos crimes de tr√°fico de drogas e associa√ß√£o para o tr√°fico, além da possível lavagem de bens e capitais e atua√ß√£o de organiza√ß√£o criminosa, que cominam aos infratores penas que podem chegar a quinze anos de pris√£o, se condenados.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Governador Valadares/MG

Comunicar erro