Balabanner

Meteorologia prevê onda de frio intensa no sul do país

Apesar de atingir a região, o efeito do frio não será tão rigoroso quanto nos estados do Sul

Por João Cerino em 25/07/2021 às 13:36:24

Postagem do site da MetSul Meteorologia em 23 de julho confirma que uma massa de ar polar de grande intensidade chega ao Brasil nesta semana, causando temperaturas muito baixas, com possibilidade de ocorrência de neve no sul do país, com dias muito frios e por períodos mais longos que o habitual. A previsão é que o frio seja o mais intenso deste século, muito mais forte que a ocorrência de junho passado. O governo do Canadá emitiu um alerta de que o frio pode ser muito intenso naquele país e nos Estados Unidos, mas também relaciona a necessidade de que as autoridades brasileiras tomem medidas preventivas, já que o frio será muito acima do que se tem costume.

Como se trata de uma previsão e a estimativa é feita por meio de modelos matemáticos, não se pode medir com precisão o alcance do ar gelado no território brasileiro, mas o certo é que o ar polar deve causar uma queda enorme da temperatura na segunda metade da próxima semana. Os modelos matemáticos indicam que a temperatura chegará ao nível de pressão de 850 hecto-Pascais, o equivalente à temperatura que se verifica em montanhas a 1.500 metros de altitude.

Isso representa um período extremamente frio com mínimas e máximas muito baixas e por tempo mais prolongado que o habitual na região sul do país e com efeito em alguns estados do Sudeste. Os picos de frio intenso que ocorre no Brasil chegam a no máximo 72 horas, mas este período de baixas temperaturas vai se estender mais e pode durar vários dias seguidos. A queda de temperatura deve alcançar o estado de São Paulo e o sul do Mato Grosso do Sul, ou seja, vai avançar pelo centro do Brasil. O período de quarta, 28 até o sábado, 31 de julho, deve ser o mais frio, com temperaturas máximas bastante baixas no período da tarde.

Segundo previsões, algumas cidades de maior altitude devem ter temperatura abaixo de zero o dia todo. As mínimas podem atingir até 10 graus negativos ou mais no sul do Brasil. O modelo canadense indica temperatura mínima de -10ºC a -12ºC nos pontos mais altos do Sul do Brasil. As temperaturas mínimas devem ser, em média, de 5 a 6 graus negativos, mas a sensação térmica deverá ser maior por conta dos ventos moderados que devem ocorrer.

Segundo a Metsul, a fórmula mais moderna do National Weather Service, dos Estados Unidos indicam marcas incomuns nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e do Sul do Brasil, com valores de sensação térmica polar, como 10 ou 20 graus negativos. No alto do Morro da Igreja, em Santa Catarina, a 1.800 metros de altitude, a sensação térmica pode ficar entre 20 e 25 graus negativos. O site alerta que essas temperaturas extremas trazem o perigo de congelamento da pele e do tecido inferior nas partes expostas do corpo, como no caso dos dedos, o que pode causar gangrena.

A princípio, vento e nuvens devem impedir uma sequência de dias de geada no centro-sul do Brasil, mas elas poderão ocorrer no final da onda de frio, que deve ocorrer no final desta semana, com geada em partes do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além dos três estados do Sul. O site adverte que as autoridades dos locais que serão mais atingidos reforcem com urgência as medidas de assistência à população socialmente vulnerável, especialmente a população sem teto vivendo em situação de rua. A intensidade do frio nas regiões mais afetadas pode causar a hipotermia e morte em pessoas desabrigadas.

A empresa de meteorologia acredita em alto risco de geada negra, diferente daquela que branqueia as paisagens e cobrem automóveis e telhados de gelo. A geada negra causa a morte de vegetais por congelamento.


FRUTAL


Os efeitos do frio em Frutal e região, segundo o Inmet, devem ser menores, por conta de diversos fatores, entre eles os ventos, que irão conduzir boa parte da massa de ar polar para outras regiões. Neste dia 25, domingo, a temperatura sofre uma ligeira queda, diminuindo durante a madrugada do dia 26 para o dia 27 para 14 graus, com máxima de 31. O frio deve aumentar gradativamente, com mínima de 13 graus no dia 28 e 11 graus no dia 29. No dia 30, sexta-feira, está prevista a menor temperatura do período, variando entre os 7 graus de mínima e 25 de máxima.

A partir do dia 31, as temperaturas se equilibram, variando as mínimas entre 15 e 16 graus e as máximas entre os 29 e 30 graus. Porém, essas temperaturas podem variar para mais ou para menos. Isso pode mudar conforme as condições com as quais a massa de ar polar vai ter de interagir assim que chegar ao sul do país, como os ventos e a umidade do ar.

Fonte: Com informações de Metsul e Inmet

Comunicar erro