Balabanner

Temperaturas altas continuam e podem causar tempestades

O calor pode gerar chuvas mais fortes com ventos nas próximas semanas

Por João Cerino em 13/11/2023 às 16:01:35


O clima vai continuar até a próxima quarta-feira com calor extremo, que pode criar uma tendência de chuva nas próximas duas semanas. A Defesa Civil informa que, devido à dinâmica da atmosfera, as situações podem mudar e, por isso, um documento elaborado nesta segunda-feira, 13, mostra que há uma tendência de ocorrência deste tipo de chuva.

Continuam valendo as previsões de calor extremo em grande parte de Minas Gerais, com variação da nebulosidade e temperaturas máximas variando entre 38 e 42ºC na faixa oeste do estado, entre o Triângulo Mineiro e norte da mesorregião Norte, bem como no setor leste, entre os Vales do Mucuri e do Rio Doce.

O tempo seco será generalizado, mas a região centro/sudeste de Minas Gerais terá sol entre poucas nuvens no com máximas acima dos 35°C. O tempo seco traz a umidade relativa do ar para abaixo dos 30% e previsão de tempo instável no sudeste mineiro, onde poderão se formar tempestades isoladas à tarde.

CHUVA

Nesta semana de 13 a 20 de novembro deveremos ter predominância de sol e ausência de chuva na maior parte das mesorregiões de Minas Gerais, com ocorrência de tempestades isoladas. Na segunda semana, de 20 a 27 de novembro, as tempestades devem se concentrar fora da região de Frutal. Porém, é bom lembrar que a baixa umidade do ar em torno do nível crítico de 10 até 20% na região cria uma situação de calor extremo e aumenta a possibilidade de tempestades severas com rajadas de vento localizadas em toda a área mais quente, como mostrado no mapa abaixo.


Fonte: Simge/Igam - Defesa Civil

Comunicar erro