Balabanner

Calor pode gerar tempestades na região

Há previsão de chuvas leves, mas o clima pode ser alterado pelos ventos e altas temperaturas

Por João Cerino em 19/11/2023 às 13:00:15

A região de Frutal, conforme indicado no mapa, está em uma área do Brasil que sofre com temperaturas extremas e a ocorrência de calor pode favorecer a formação de tempestades. Segundo o Radar Meteorológico, às 11h55 deste domingo, dia 19, a temperatura era de 34 graus, com sensação térmica de 37 graus e havia uma formação de chuva a 105 quilômetros de distância. Já às 12h56, eram notadas trovoadas e o início de uma chuva leve, porém, o calor de regiões próximas poderá gerar chuvas fortes com ventos e raios a partir das 15h00.

O clima deve ficar mais ameno na região de Frutal por conta da chuva leve, mas o calor de outras regiões próximas pode gerar desde pancadas de chuva com trovoadas isoladas até tempestades. Segundo o Inmet, as temperaturas hoje veriam entre os 25°C e os 38°C, com umidade do ar mínima em 30% e máxima em 90%, indicando a possibilidade de chuvas, fortes ou não.

A ocorrência de tempestades mais fortes depende de vários fatores, entre eles a temperatura ao redor da região de Frutal, ventos e uma frente fria que está passando no sul do país, onde está causando muitas chuvas, especialmente no Paraná e parte do estado de São Paulo.

ATUALIZAÇÃO - Às 14h11, a Defesa Civil de Minas Gerais publicou alerta para a possibilidade de chuvas intensas, com a descrição de 'Tempestade com possibilidade de raios e rajadas de vento. O alerta é válido até as 16h00 de 19/11/2023.

* É importante salientar que a previsão do tempo apenas sugere uma situação, que pode ocorrer ou não, pois tudo depende de diversos fatores, especialmente a temperatura e o deslocamento dos ventos.

MAPA MOSTRA FRUTAL (REGIÃO EM COR LARANJA MAIS FORTE) COM PREVISÃO DE TEMPESTADES AO LONGO DO DIA

MAPA MOSTRA FRUTAL E CIDADES DE MINAS GERAIS E SÃO PAULO COM POSSIBILIDADE DE OCORRER TEMPESTADES

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia-Inmet / Microsoft Start / CEDEC/MG

Comunicar erro