Balabanner

Cemig orienta sobre as contas

Segundo pesquisas, quase 70% dos brasileiros manifestam interesse em adquirir aparelhos eletrônicos na Black Friday

Por Taisa Caires em 20/11/2023 às 17:04:25

De acordo com a pesquisa da empresa MField, 75,6% dos entrevistados revelaram ter interesse em fazer alguma compra na Black Friday. O estudo ouviu 2.300 pessoas em todo o país. Esse dia, que costuma ser celebrado na última sexta-feira do mês, tornou- se uma das principais datas para o comércio brasileiro. Neste ano, será na próxima sexta-feira, dia 24 de novembro. Já em uma pesquisa da Offerwise, encomendada pelo Google, aponta que 69% dos entrevistados tem o desejo de comprar eletrônicos nesta época.

Por essa razão, a Cemig ressalta que o desconto pode ser perdido se a eficiência do equipamento não for observada na hora da compra. De acordo com o engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, Thiago Batista, na hora de comprar um equipamento, deve-se considerar a sua potência e o tempo de uso do produto. "Na residência, o cliente possui dois caminhos para evitar o desperdício de energia. Ao adquirir um eletrodoméstico, tente identificar entre os similares que são mais eficientes, pois você pode economizar no momento da compra, mas vai pagar mais caro na fatura de energia durante a vida útil do equipamento, já que ele irá consumir mais energia", alerta o especialista.

O engenheiro ainda destaca que o cliente deve ficar atento ao Selo Procel antes de adquirir um eletrodoméstico ou aparelho eletrônico. O ideal é comprar os que tenham o selo ou que venham com a etiqueta do Inmetro-Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia com a letra "A", pois são os mais eficientes. O selo, que já reconhecido pela população, indica quais são os equipamentos mais eficientes em suas categorias. Essa classificação é importante para o consumidor, porque permite a escolha de aparelhos com menor consumo de energia.

Criado na década de 1990, o selo pode ser encontrado em diversos produtos, como refrigeradores, lavadoras, televisores, ventiladores, micro-ondas, ar-condicionado, lâmpadas, reatores, bombas e motobombas, motores elétricos, sistemas de aquecimento solar e sistemas fotovoltaicos.


Eficiência do eletrônico é fundamental


Outro ponto que deve ser observado durante a compra, é o valor. Se o preço for muito inferior a outros similares, orienta-se pesquisar a posição na tabela Ence-Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, estabelecida pelo Inmetro. Essa ferramenta classifica o desempenho do produto em relação ao consumo de energia, variando de A (melhor desempenho) a G (pior desempenho).

"Dependendo da classificação do aparelho adquirido, os descontos adquiridos na Black Friday podem não ser atrativos, pois ao longo do tempo o consumo de energia dos equipamentos menos eficientes é maior em relação aos de classificação "A". O consumo de energia depende basicamente de duas variáveis: potência em Watts (W) dos equipamentos e do tempo de utilização (em horas). Se o equipamento é mais barato no momento da aquisição, mas é menos eficiente, essa diferença será notada na conta de energia enquanto ele for utilizado", alertou Thiago.


Fonte: Cemig Imprensa Triângulo

Comunicar erro