Balabanner

Cedec emite novas informações sobre tempo frio

A previsão do tempo mostra a tendência de evolução da frente fria pelo estado de Minas Gerais de 31 de julho a 1º de agosto

Por João Cerino em 30/07/2021 às 12:35:16

Previsão para Minas Gerais em 31 de julho de 2021

A Cedec-Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu os alertas de previsões e avisos meteorológicos para essa sexta-feira, 30 e para o final de semana. Para o dia 30 de julho de 2021, o alerta tem validade até às 10h00 deste dia 31 de julho, onde se destaca que a frente fria avança lentamente pelo norte e nordeste do estado e contribui com a previsão de sol entre muitas nuvens no centro-norte de Minas. O ar úmido que avançará sobre o ar mais frio e seco, nas próximas horas, sobre o centro-oeste da mesorregião Norte e centro-norte da Central, deverá produzir aumento da nebulosidade e chuvisco nesta porção.

A massa de ar frio e seco vai perdendo características, mas ainda atuará sobre o centro-sul de Minas Gerais, trazendo temperaturas mínimas abaixo dos 10°C na próxima madrugada e manhã, no Triângulo Mineiro e nas regiões Central, Metropolitana e sul do Vale do Rio Doce. Já no Sul de Minas, Oeste, Campo das Vertentes e sul da Zona da Mata, as mínimas estarão em torno de zero grau, podendo negativar no extremo sul do estado. Todo este padrão atmosférico segue favorecendo a formação de geada generalizada.

Está previsto um aumento gradual nos índices de Umidade Relativa do Ar e, consequentemente, redução na área de ar mais seco sobre o estado. Para este dia 30, a umidade do ar está abaixo dos 10% no Triângulo Mineiro. A previsão de tempo severo não está considerada para o dia 30 de julho e não há aviso de chuva significativa.

Em Frutal, a temperatura está variando de 4 a 23 graus na área urbana. Na zona rural houve frio mais intenso e formação de geadas em pequena proporção e na região, chegaram a ocorrer temperaturas abaixo de zero, como foi em Pirajuba e Planura.

SÁBADO

A previsão do tempo para o fim de semana, válido das 10h00 do dia 31 de julho até o dia seguinte deve deixar o tempo estável, sem previsão de chuva ou tempestades. O sol entre nuvens no centro-oeste do estado traz as temperaturas máximas passando por um ligeiro aumento, diminuindo a área com previsão de temperaturas mínimas abaixo dos 10°C na madrugada do dia 1º de agosto, para o sudeste do Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Oeste, Campo das Vertentes e sul da Zona da Mata. No Sul de Minas, ainda poderão ser observados valores em torno de zero grau e formação de geada. A umidade relativa do ar no sábado, estará entre 10 e 20% no Pontal do Triângulo. Não há previsão de chuva intensa.

Para Frutal, as temperaturas devem oscilar dos 4 aos 24 graus.

DOMINGO

No domingo, a previsão de tempo é de estabilidade, sem previsão de chuva ou tempestades, com predomínio de Sol em todo o estado. A umidade do ar estará entre 20 e 30% no centro-sudeste e abaixo dos 40% no restante do estado. No Triângulo Mineiro, algumas áreas terão ligeiro aumento de temperatura e poderá haver mais possibilidade de chuvas, mas com duração mínima e sem tempestades, já que não existe energia suficiente (calor) para que aconteça uma chuva mais forte. As temperaturas em Frutal e região vizinha oscilam os 9 e os 25 graus.

* Lembramos que os dados pesquisados para compor esta matéria foram colhidos em três fontes distintas, junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, ao Inmet e pelo site Metsul, o que pode gerar uma pequena variação nos índices de temperatura e ocorrência de fenômenos como as geadas. As variações da temperatura vão acontecer de acordo com cada região e com os efeitos que as massas de ar úmido e ar seco podem causar assim que entrarem em contato uma com a outra.

Previsão para Minas Gerais em 1º de agosto de 2021

Fonte: Pesquisa em Metsul Meteorologia - Inmet - Cedec

Comunicar erro