Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

VÌRUS

Projeto da UERJ quer medir carga de coronavírus no ar em tempo real

O aparelho CoronaTrap, desenvolvido recentemente, será usado durante as próximas semanas nas escolas públicas que retomaram as aulas.


Foto - Divulgação da UERJ

Um projeto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro quer medir carga de coronavírus no ar em tempo real. O aparelho, chamado de CoronaTrack, foi testado em lugares variados como praias, feiras públicas, restaurantes e na estação Central do Brasil. O CoronaTrap, que foi desenvolvido mais recentemente, será usado durante as próximas semanas nas escolas públicas que retomaram as aulas.

A vantagem desse segundo equipamento é não precisar mais ser movimentado pelo ambiente, além de ter capacidade para monitorar uma área com maior abrangência. O coronavírus é capturado e armazenado em uma câmara escura climatizada, que o mantém sem contato direto com a luz e evita sua deterioração em função da temperatura, da radiação solar ou da umidade do ar.

A equipe já fez pedido de depósito de patente para o Corona Track e planeja, em breve, fazer o mesmo para o CoronaTrap.

A pesquisa vem sendo conduzida no Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais (Laramg) da UERJ e é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-Faperj, vinculada ao governo fluminense, que atua no fomento à ciência, à tecnologia e à inovação. Também já contou com apoio da Agência Internacional de Energia Atômica-AIEA, entidade ligada à Organização das Nações Unidas.

Agência Brasil

Saúde Coronavírus Uerj Projeto Pandemia Covid-19

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!