Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

PREVENÇÃO

Prefeitura faz preparativos para receber os romeiros em Água Santa

Várias secretarias se uniram para garantir medidas de segurança para que o povoado receba os romeiros


A secretária municipal de Saúde, Lamonise Ribeiro, junto à secretária de Cultura, Lazer, Esportes e Inclusão, Edimar Reis, o assessor de Turismo Peterson de Paula, a diretora da Vigilância em Saúde, Patrícia Xavier e fiscais da Vigilância Sanitária do município estiveram nesta semana no povoado de Água Santa, com a finalidade de garantir uma romaria tranquila, seguindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19. Ao contrário do que aconteceu em 2020, este ano, segundo Lamonise Ribeiro, está sendo aguardado um número maior de romeiros.

De acordo com Lamonise, a visita à localidade de Água Santa foi uma ação preventiva. "A preocupação com uma romaria segura foi o cuidado da Prefeitura e das secretarias quanto à organização do povoado dentro das medidas de proteção e segurança, para que nenhuma pessoa se contamine durante a peregrinação", destaca.

De acordo com Patrícia Xavier, a fiscalização do Setor de Tributos da Prefeitura e da Vigilância Sanitária será feita de forma estratégica, ou seja, no decorrer do percurso e nas duas entradas principais de Água Santa, evitando que haja a tradicional comercialização de produtos. "Recomendamos que o romeiro leve seu próprio alimento, de preferência à base de potássio devido às longas caminhadas, água ou isotônico para a hidratação necessária devido ao calor intenso", recomenda a enfermeira.

Conforme o fiscal sanitário Valdinei Garcia de Souza, no local também haverá cones e fitas zebradas direcionando os romeiros até à igreja e à mina d"água. "O distanciamento será orientado pela nossa equipe e, no local, teremos apenas um fluxo de entrada com saída por outro lado, para evitar o cruzamento e aglomeração de pessoas", informa.

Já de acordo com a secretária Edimar Reis, foi solicitado aos proprietários da área que esse ano não seja realizado o tradicional forró e nem outro tipo de apresentação artística. "Nós sabemos que costumeiramente é organizado um grande forró que vai até altas horas da madrugada, mas, por conta de ainda estarmos em uma pandemia, o recomendado é que não seja realizada nenhuma atividade que cause aglomeração".

Além disso, só será permitida a comercialização de artigos religiosos e está permanentemente proibida a venda e consumo de bebidas alcoólicas no local. "Também por uma questão de segurança, não será permitido que comerciantes ambulantes atuem no local, apenas será permitida a venda de artigos religiosos, porque muitas pessoas querem levar uma lembrança desse lugar".

Uma infraestrutura com banheiros químicos e locais para as pessoas se hidratarem será especialmente montada para receber os romeiros. Já as estradas usadas pelos peregrinos para chegar até o povoado passarão por manutenção realizada por servidores da Secretaria do Produtor Rural.

Secom - Frutal-MG

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!