Balabanner

Frutal pode ter chuva até o domingo

Apesar de estar na faixa de ocorrência de chuvas intensas, é baixa a possibilidade de temporais na cidade

Por João Cerino em 15/10/2021 às 11:01:57

Imagem: CPTEC-Inpe

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos-CPTEC apresentou uma previsão de chuva intensa neste dia 15 de outubro, considerando um volume de chuva acumulada estimado a 30 milímetros por hora, atingindo uma ampla faixa do Brasil, incluindo Frutal.

O alerta de chuva intensa abrange a área alaranjada do mapa, podendo ocorrer no Triângulo Mineiro e regiões vizinhas, mas isso não significa que toda essa área será afetada por chuva e ventos fortes.

A previsão para Frutal e região vizinha para esta sexta-feira é de 85% de possibilidade de chuva à tarde e à noite, aumentando para 90% de ocorrência de chuva neste sábado, 16, prevalecendo até o domingo. Quanto à possibilidade de chuva intensa, Frutal e região estão em uma área com baixa probabilidade de temporais, devendo se considerar que a previsão de ocorrência de tempo severo é baixa, mas pode ocorrer em uma área de até 40 quilômetros de distância.

SIMGE-IGAM

O Simge-Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Igam-Instituto Mineiro de Gestão das Águas preveem que a atuação de um cavado pré-frontal sobre a faixa sul do estado favorece a condição de tempestades severas em grande parte do estado, com ocorrência de granizo e rajadas de vento intensas. Ao longo do período da noite e da madrugada, podem ocorrer tempestades entre o Triângulo Mineiro, Região Oeste, Campo das Vertentes, Sul de Minas e sul da Zona da Mata, mas com destaque para o Pontal do Triângulo, podendo chover de forte a moderado nas mesorregiões Triângulo Mineiro e Sul de Minas, nas áreas próximas a Ituiutaba, Frutal, Uberlândia, Uberaba, Araxá. Passos, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas, Varinhas, São Lourenço e Piumhi. A localização aproximada das chuvas em todo o estado abrange as regiões de Uberlândia, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Paracatu, Diamantina, Juiz de Fora, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Montes Claros.


Fonte: CPTEC-Inpe

Comunicar erro