Balabanner

Raiva: aprenda a lidar com esse sentimento

"Como você se sente é problema seu"

Por Taísa Caires em 09/03/2021 às 06:08:47

Buscamos respostas simples para perguntas difíceis. Tentamos simplificar a relação entre "causa" e "efeito". Queremos uma resposta fácil para a pergunta: "Por que eu ajo assim? Há muitas opções. Porque minha família é disfuncional. Porque sou o filho do meio. Porque meu trabalho é exaustivo. A verdade é que buscamos soluções simples para explicar os mistérios da vida.

A raiva é um dos alvos dessa psicologia simplista. Ela é vista tanto quanto a ser evitada, quanto expressada. Primeiramente, temos de entender que a raiva é um sentimento e não um comportamento. Todo mundo já experimentou a sensação de raiva. A diferença é que alguns aprendem a se controlar e não demonstram abertamente seus sentimentos.

Mas, devemos ou não expressar nossa raiva? Se resolver expressar, que seja de uma maneira assertiva, sem magoar ninguém. Para começar, aceite a responsabilidade por seus próprios sentimentos. Você é quem está irritado e não a outra pessoa. O principal objetivo de expressar a raiva é para buscar uma solução para o problema que a causou. Mantenha sua raiva sob controle. Saiba o que a provoca. Aprenda a lidar com as situações que lhe deixam bravo e crie formas eficazes de relaxar.

A raiva é uma emoção humana natural e, apesar de todos os esforços em minimizar sua influência, nós a sentimos de vez em quando. Mas não se esqueça de que, como você se sente é problema seu. O outro não lhe irritou e sim você se deixou irritar. Lembre-se de que você é responsável pelos seus sentimentos. Você pode escolher suas reações emocionais pelo modo como encara as situações.

Invista no autoconhecimento. Reconheça as atitudes, ambientes, fatos e comportamentos que lhe causam raiva. Como disse um sábio: "Encontre seus próprios botões, para saber quando apertá-los".

Por Taísa Caires

Fonte: Com informações do livro "Como se tornar mais confiante e assertivo" de Robert E. Alberti e Michael

Comunicar erro