Balabanner

Câmara aprovou reajuste dos servidores municipais

Parlamentares aprovaram emenda e ampliaram o aumento para 5,93% contrariando o reajuste de 3% do prefeito Bruno Augusto

Por Taisa Caires em 21/03/2023 às 21:00:00

A Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que concede reajuste salarial aos servidores municipais. Porém, os parlamentares aprovaram a emenda que amplia o aumento para 5,93%, garantindo o mesmo índice da inflação, ao contrário dos 3% propostos pelo prefeito Bruno Augusto.

A emenda, que é de autoria dos vereadores Alex Freitas, Gislene Maria da Silva e Claudimar Basílio da Silva, acompanha a Lei do Estatuto do Servidor, que estabelece que o aumento anual deve contemplar, no mínimo, a inflação dos últimos 12 meses.

Segundo a vereadora Gislene, não se trata de aumento salarial, mas de um reajuste, que é direito dos servidores públicos. "Todo ano é a mesma história, sem revisão anual dos salários. O salário do servidor não é tão alto e ele merece um pouco mais de respeito e não de esmola. Não estão fazendo nenhum favor. É um direito dos trabalhadores e que deve ser garantido. Os servidores também precisam de um sindicato que os representem para se fortalecerem", argumenta.

Para Alex, a emenda é para corrigir um grave erro e que por dois anos consecutivos, a Administração conseguiu uma arrecadação acima do previsto. "Desde 2021, não é feita a reposição. O servidor perdeu e vai perder mais. Esse governo só promete e não cumpre nada. Nós estamos fazendo essa emenda em respeito ao servidor. Se o prefeito quiser vetar, ele que se explique com os trabalhadores", justifica.

De acordo com a vereadora Lucivaine da Silva Souza, o impacto sobre o orçamento do município sempre recai sobre os funcionários. "A Administração concedeu 3% de reajuste. O servidor não quer migalha, mas o que é de direito", disse ela. Vaninha também se indignou com a postura do sindicato dos servidores em aceitar a negociação com o Executivo.

Para o vereador Rapinha, a Administração deve avaliar os gastos desnecessários e fazer um planejamento, pois dessa forma não haveria impacto no orçamento.

O presidente da Câmara, Juninho do Sindicato, também se manifestou sobre a falta de reajuste salarial dos servidores municipais. "A Prefeitura está arrecadando muito e é só deixar de fazer festa que dá para pagar o servidor, que espera tanto por esse reajuste. E o sindicato deles precisa ser coerente e forte como o dos professores", finaliza.

Comunicar erro