Balabanner

Cemig opera aerogeradores no Ceará

A empresa passou a operar com totalidade o Parque Eólico Volta do Rio em Acaraú

Por João Cerino em 22/03/2023 às 10:36:52

A Cemig desenvolveu um projeto de reforma e recuperação de uma usina eólica localizada no município de Acaraú-CE, a 240 quilômetros a oeste da capital, Fortaleza. O projeto foi iniciado há cinco anos, quando a Cemig assumiu a gestão do parque eólico, que começou a funcionar em sua totalidade neste mês de março. A companhia colocou em funcionamento, nos últimos dias, todos os 28 geradores do Parque Eólico Volta do Rio, uma empresa subsidiária sob gestão integral da Cemig desde 2018.

Naquele ano, apenas seis aerogeradores se encontravam em funcionamento e a operação dos outros 22 equipamentos promoveu um aumento de cerca de 78% na receita do empreendimento. Essa é a única fonte geradora da companhia fora do estado de Minas Gerais, que aproveita as condições favoráveis propiciadas pelos ventos da região. Ainda assim, o produto desse investimento sustentável em geração é comercializado por Minas Gerais.

O supervisor técnico de ativos de geração da Cemig, Alberto Nogueira de Abreu, explica que a geração do parque é remunerada utilizando como referência a tarifa do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica-Proinfa. O valor hoje gira em torno de R$.800,00 por Mw/hora. "Diferente das hidráulicas, na geração eólica a receita é baseada na geração efetiva do parque. Houve um trabalho incessante de todas as áreas da Cemig para o retorno da potência nominal do parque."

Abreu aponta que o ponto mais desafiador foi encarar uma tecnologia completamente diferente da base de conhecimento da empresa, uma vez que a Cemig nunca havia trabalhado com geração eólica. "Houve dedicação de todos os empregados, visando conhecer e se aprofundar nos sistemas desta nova tecnologia", completa o supervisor.

Para o diretor de Geração e Transmissão da Cemig, Thadeu Carneiro da Silva, o empenho da equipe da Cemig deve ser reconhecido. "Este foi um dos projetos mais complexos que o time da Cemig já encarou. Tivemos que transferir a empresa para dentro da governança da Cemig e assumir um tipo de ativo ainda desconhecido, com uma Linha de Transmissão em 230 Kw quase que totalmente deteriorada. Conseguimos superar o marco de 81% da taxa de conversão do recurso eólico disponível em energia elétrica. Agora, é hora de celebrar essa conquista", declarou o diretor.

Fonte: Cemig Imprensa Triângulo

Comunicar erro