Balabanner

Copasa anuncia perfuração de poço

As intervenções durarão cerca de seis meses e estão avaliadas em 6,8 milhões

Por João Cerino em 23/03/2023 às 07:16:00

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais-Copasa anunciou que as obras de perfuração do novo poço em Frutal terão início na próxima segunda-feira, 27, dentro da programação de intervenções que têm como finalidade garantir a continuidade do abastecimento para todos os frutalenses, mesmo em períodos de estiagem. A gerente regional da Copasa, Elenice Louback, explicou como transcorrerá a mobilização. "A empresa vencedora da licitação iniciou a movimentação no dia 22, com a descarga e montagem dos equipamentos necessários. Já a perfuração, de fato, terá início na próxima segunda."

Segundo a gerente regional, esse trabalho será ininterrupto, já que, depois serão instaladas estruturas necessárias para impedir o fechamento do poço e, por fim, realizados testes de vazão e de qualidade da água", disse. Ainda segundo a gestora, as obras deverão durar seis meses. O engenheiro de produção e operação da companhia, Fábio Furlan, explicou as razões para a realização das obras 24 horas por dia. "As características geológicas do solo e a profundidade da escavação demandam esse esforço. A parada da broca pode ocasionar o fechamento do poço e a perda dos equipamentos, além de afetar o prazo da obra."

Ele apontou que a perfuração, uma vez iniciada, somente será paralisada no término do trabalho. O novo poço, denominado C-06, estará localizado no bairro Frutal II. Ele foi projetado para fornecer até 360 mil litros de água por hora, representando um acréscimo de 80% na produção de água no período de estiagem. A estrutura realizará sua captação no Aquífero Guarani, que é um gigantesco reservatório subterrâneo natural que possui uma das águas mais puras do planeta.

Somente a perfuração do poço está avaliada em 6,8 milhões de reais e estima-se que, com a implantação de uma nova adutora, das torres de resfriamento, estações elevatórias e reservatórios necessários ao seu funcionamento, os custos totais podem atingir a ordem de 12 milhões.


Fonte: Assessoria Copasa

Comunicar erro