Balabanner

Frutal pode ter surto de dengue

O risco de um surto de dengue ocorre com o índice do Liraa acima de 4% e Frutal atingiu 4.2% em janeiro

Por João Cerino em 30/03/2023 às 12:11:53

A população de Frutal tem feito muitos questionamentos sobre o crescimento dos casos de febre chicungunya a partir dos primeiros dias deste mês de março. Como o mosquito Aedes aegypti é o transmissor desta doença, os casos de dengue também começam a entrar na tendência de aumento, assim como o risco da febre zika, que é um pouco menor, mas preocupa, já que pode causar a microcefalia em bebês.

Os números têm aumentado em toda a região. No caso de Uberaba, o aumento foi considerável e, até dia 6 de março de 2023, a cidade havia confirmado 1.665 casos, contra 167 no mesmo período de 2022. Nos dois anos, não houve óbito nos boletins emitidos nos dois primeiros meses deste ano. Já Uberlândia já registrou 1.886 casos de dengue entre 1º de janeiro e 6 de março de 2023, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e o número é doze vezes maior que o registrado até o início de março do ano passado.

LIRAA

Em Frutal, o último Liraa-Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, feito do dia 5 ao dia 11 de janeiro de 2023, registrou 4,2%, o que indica que a infestação de Aedes Aegypti atualmente está acima do recomendado e a proliferação do mosquito não está sob controle. Para se ter uma ideia, um índice de infestação entre 1% e 3,9% é considerado como suficiente para uma situação de alerta e o risco de surto de dengue ocorre quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados. Frutal, como foi exposto, está com índice 4,2, acima do nível de alerta.

O coordenador do Núcleo de Controle de Endemias, Jovino Adriano Ambrósio Baldo, confirma que Frutal registrado muitos casos de febre chikungunya e, em 1º de janeiro de 2023, foram 24 notificações para a doença, das quais 18 foram positivas. Ele ainda confirma que o mosquito está, na maioria, dentro dos quintais e das casas. "Os agentes de endemias estão encontrando vários focos dentro dos quintais. A Prefeitura, a Secretaria de Saúde, agora com o apoio também do Poder Judiciário, tem feito o que pode para eliminar o mosquito. No entanto, infelizmente a população não está colaborando."

Jovino foi questionado como a população pode ajudar e explicou que o Núcleo há tempos vem falando e orientando os agentes o tempo todo e alertando a população. "Por incrível que pareça, os focos, em sua maioria, estão sendo encontrados justamente dentro de casa. Não adianta o Poder Público fazer a parte dele como tem feito, agora com os mutirões de limpeza nos fins de semana se o morador não colaborar. As pessoas precisam entender de uma vez por todas, que dengue mata e matou três pessoas no ano passado em Frutal."

O coordenador do Núcleo de Controle de Endemias apontou que é possível evitar a dengue ou outras arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti realizando a limpeza dos quintais e não deixando água parada. "Devem lavar pratos de xaxim, bebedouros de animais e tambores. Nos pratos de xaxim e vasos de plantas, o ideal é encher com areia grossa, desentupir calhas, lajes, manter caixas d´água bem tampadas e não deixar lixo no quintal. A melhor forma de prevenção contra arboviroses é não deixar água parada, usar camisa de manga longa e repelente."

Fonte: Núcleo de Controle de Endemias do município/Secretaria de Saúde

Comunicar erro