Balabanner

Frutal adquiriu sistema de combate ao mosquito da dengue

O pulverizador em ultra-baixo-volume visa diminuir os insetos transmissores da doença

Por João Cerino em 17/06/2023 às 12:18:51

Foto ilustrativa

A Prefeitura de Frutal recebeu um equipamento para executar o serviço de pulverização em ultra-baixo-volume, conhecido como UBV ou fumacê, para dar combate ao grande número de mosquitos Aedes aegypti, que é transmissor de dengue, zika e outras doenças e ainda para oferecer controle da infestação de pernilongos pelas quais a cidade passa. Essa ação de borrifar inseticida pelas ruas da cidade visa especialmente diminuir os insetos transmissores da dengue, já que toda a região está em alerta, como este site publicou em 30 de março e 4 de junho deste ano.

De acordo com o prefeito Bruno Augusto de Jesus Ferreira, agora Frutal não terá mais que esperar a agenda de disponibilidade do equipamento do governo do Estado. Ele apontou que essa é a primeira vez que o município consegue adquirir esse tipo de equipamento e isso só foi possível graças a um repasse feito pela Câmara Municipal. De acordo com Bruno, ele conseguiu adquirir o pulverizador em maio deste ano, em um congresso da Associação mineira de Municípios-AMM.

O presidente da Câmara, vereador Sebastião Custódio Couto Júnior comemorou a aquisição do equipamento, que era uma das principais reivindicações do Poder Legislativo Municipal há quase dois anos. Ele assinalou que o Legislativo foi parceiro da administração realizando um repasse de seu duodécimo para esta finalidade e, com base no tamanho da cidade e dos povoados será necessário adquirir mais dois ou três equipamentos semelhantes. "Precisamos atender esses povoados e os quatro cantos da cidade. Esta era uma coisa que poderia ter sido resolvida há um ano e meio. Precisamos comprar mais máquinas e realizar uma força-tarefa, sempre antes das chuvas para precaver esse índice altíssimo que tivemos esse ano. A Câmara só quer o bem do povo. Se cobramos é porque somos cobrados", expôs.

Juninho parabenizou a ação do prefeito acreditando que essa medida poderá amenizar ou eliminar a epidemia de dengue e chikungunya que assola Frutal e que provocou transtornos às famílias e internações de muitas pessoas.

Fonte: Secom - Frutal e Ascom - Câmara Municipal de Frutal

Comunicar erro