Balabanner

Criança pode ter morrido por H1N1 em Frutal

A suspeita de que a causa da morte foi a gripe traz preocupação às autoridades sanitárias

Por João Cerino em 20/06/2023 às 19:16:06

A jovem Luiza Ariella Barros Maranhão, de 4 anos, faleceu depois de ser levada ao Hospital São José na madrugada desta terça-feira, 20. Segundo os pais, ela acordou à noite reclamando de dor e, ao se levantar, teria sofrido um desmaio. Os pais perceberam então que seria algo grave e tentaram leva-la ao Hospital São José assim que ela perdeu a consciência, mas não foi possível reanima-la e há suspeita de que ela tenha morrido no caminho entre o Bairro Ipê Amarelo e o hospital.

Apesar de ainda não conhecer a causa da morte, as autoridades sanitárias recomendaram que velório fosse feito com o caixão lacrado, isso porque os pais teriam testado positivo para H1N1 e estavam em tratamento em casa. O irmão da menina, um bebê de 8 meses, que também havia testado positivo, e tinha sintomas gripais, foi internado logo depois, por segurança. A menina não chegou a fazer exames.

Uma nota da direção do Hospital São José informou que não iria se manifestar sobre o caso e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica do município, encaminhou informação de que, "conforme a Declaração de Óbito assinada pelo profissional médico que a atendeu em um hospital particular, trata-se de causa de morte desconhecida." Ainda segundo a Secretaria, foi feita a coleta do material da criança para análise e futura investigação epidemiológica.

O velório de Luiza foi iniciado às 18h00, no Velório Municipal, com sepultamento previsto as 10h30 deste dia 21, no Cemitério de Frutal.


Fonte: Reportagem

Comunicar erro