Balabanner

Frutal inicia Programa de Inseminação

A Prefeitura de Frutal começou a executar o processo em várias propriedades

Por João Cerino em 17/08/2023 às 15:56:41

O Piaf-Programa de Inseminação de Frutal começou a ser executado em diversas propriedades rurais do município na última semana, quando foram realizadas dez inseminações. O projeto visa o melhoramento genético do rebanho, melhorando assim a qualidade dos animais, propiciando mais produtividade e renda aos pequenos produtores rurais. Os beneficiados não têm custo nenhum, bastando ter uma estrutura mínima, com instalações adequadas para os procedimentos, além de qualidade de pastagem e acessibilidade. Os animais devem estar em dia com as vacinações e saudáveis.

O Programa Mais Pecuária Brasil é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Frutal e a Conafer, com duração de quatro. Essa foi a primeira etapa do programa e novas rodadas do projeto serão realizadas, com novos produtores rurais contemplados. O produtor que tiver interesse em participar do Piaf deve procurar a Secretaria do Produtor Rural, no antigo Centro de Evento Yara Lins. A Conafer disponibiliza o técnico veterinário, material genético (sêmen) da empresa Alta Genética com touros selecionados.

Todo o processo é acompanhado pelos técnicos responsáveis da Secretaria do Produtor Rural, por meio do veterinário Willian Araújo e a secretária Marina Vergílio, que acompanham os procedimentos e selecionam os produtores de Frutal que irão participar do projeto. A inseminação se inicia com o exame de ultrassom para verificar se os animais estão em condições de serem inseminados e a colocação de um implante. Oito dias depois, ocorre a aplicação dos hormônios para favorecer o cio das vacas e, após o intervalo de três dias, é realizada a inseminação. Após sessenta dias, o técnico veterinário retorna para verificar se houve a fertilização dos animais.

O Piaf disponibiliza materiais genéticos de diversas raças de bovinos, tanto da atividade de corte, como leiteira, atuando em rebanhos de agricultores familiares e criadores locais. O próximo passo é incluir mais produtores e realizar novos ciclos de inseminação. Os pequenos produtores são prioridades no atendimento do programa.

Fonte: Secom - Frutal

Comunicar erro