Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

OPINIÃO

Quente, mas não nesse nível

Dispositivos de medida de temperatura podem estar dando informação errônea


Postagens circulando pela Internet mostram termômetros públicos informando temperaturas superiores a 48 graus e, na maioria dois casos, girando em torno dos 46. Isso tem causado um a repercussão grande, já que as pessoas se impressionam e reenviam as in formações, que chegam aos meios de comunicação, que , por sua vez, reproduzem as informações que receberam de seus seguidores. Mas temperaturas acima dos 42 graus em Frutal são muito incomuns, o que leva à necessidade de checar tais informações.

Ao fazer um exercício de conferência dos fatos, a nossa reportagem esteve em alguns lugares onde se registram as temperaturas e verificou que, realmente, os indicadores informam temperaturas superiores a 44 graus. No Parque dos Lagos, às 15h17 do dia 24 de setembro, conforme a foto, foram registrados 45,9 e em menos de 10 segundos depois, 46,2 graus. Para compreender melhor, observe as três pessoas passando. Uma diferença que pode ser facilmente compreendida. O termômetro que registrou 45,9 e 46,2 graus às 15h17 apontou 40,2 graus às 15h46.

Porém, consultas sobre as temperaturas de Frutal colhidas pela Internet, junto ao Inmet, Simge-Igam, Google Temperatura e Climatempo, não ultrapassaram os 39,4 graus. Por essa diferença, que é mais substancial, pode ocorrer que alguns fatores contribuam para que a temperatura nos dispositivos de rua seja mais alta. Os medidores ficam dentro de estruturas que são colocadas em pontos de sol e é natural que a temperatura suba mais dentro destes aparelhos, assim como sobe quando o carro fica parado ao sol.

MARGEM

Ademais, aparelhos analógicos e até os eletrônicos mostram sempre uma margem de erro. Os hodômetros, que marcam a quilometragem e velocidade dos carros sempre têm essa margem de erro, como por exemplo, os testes do VW Passat Pointer 1.8 na década de 80, onde o velocímetro do veículo atingia 200 quilômetros por hora, mas, na checagem da velocidade real atingia 160 quilômetros por hora.

Sem desacreditar as pessoas que postam as marcações de temperatura nos espaços públicos e sem querer contestar as imagens, é bom, ter uma margem de tolerância e perceber que a temperatura é em um nível, mas a sensação térmica pode levar a acreditar que se está no mesmo nível de locais desérticos.



Reportagem Alô Frutal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!