Balabanner

Frutal recebe a doação de seis capacetes de respiração

O sistema consegue ajudar pacientes com dificuldades de respiração

Por João Cerino em 07/04/2021 às 16:04:40

Prefeito e secretária de Saúde recebem os equipamentos

Preocupado com o avanço da pandemia no município, o prefeito Bruno Augusto conseguiu trazer para Frutal seis capacetes para ampliar a capacidade de respiração, que podem evitar a transferência de pacientes para Unidades de Terapia Intensiva. Os equipamentos chegaram à Frutal nesta terça-feira, 6 de abril e foram disponibilizados pela FIEMG-Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Eles erão disponibilizados para a equipe médica do Hospital Frei Gabriel que é responsável por cuidar e tratar dos pacientes que contraíram Covid-19.

Uberaba e Frutal foram as únicas cidades que conseguiram esse benefício na região e que ajudam a minimizar os males provocados pela doença que já matou milhares de brasileiros. O capacete funciona envolvendo toda a cabeça do paciente e é fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. Em seguida, aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio e ar comprimido, capazes de gerar uma pressão positiva acima da pressão atmosférica e essa pressão ajuda nas situações em que o pulmão está com dificuldade de oxigenação.

A utilização do capacete, resultado de uma inovação tecnológica vinda do estado do Ceará, vem reduzindo em até 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva na rede pública de saúde.

O prefeito Bruno Augusto fez questão de agradecer à prefeita de Uberaba, que ajudou a viabilizar a chegada desses capacetes para o município. "Gostaria, mais uma vez, de agradecer à prefeita Elisa Araújo, minha parceria de Citrusul, que ajudou em todo esse processo. Isso só demonstra a importância de participarmos de conselhos e associações regionais e estreitarmos nossos laços com as cidades vizinhas. E quero ressaltar a toda à população frutalense que esses capacetes já estarão disponíveis para ser utilizados hoje mesmo".

Fonte: Secom - Frutal-MG

Comunicar erro