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Petrobrás diz que monitoramento diário de preços é fundamental

Diretor diz que o sistema é fundamental para manter a competitividade e a variação em base anual serve para manter uma visão conjunta dos preços

Por João Cerino em 15/05/2021 às 13:50:00

A Petrobras vai manter o prazo de cálculo anual da paridade internacional de preços dos combustíveis, adotado em fevereiro deste ano, em substituição ao prazo anterior de três meses, mas isso não significa que a empresa deixará de olhar, no dia a dia, a defasagem de preços em relação ao mercado, afirmou o diretor de Comercialização e Logística da empresa, Cláudio Mastella. "Essa métrica de monitoramento diária é fundamental para manter a competitividade e a variação em base anual serve para manter uma visão conjunta de que nossos preços seguem com flexibilidade no curto prazo, para poder praticar em alguns momentos, buscando maior competitividade, com margens mais baixas ou um pouco mais altas", disse Mastella em entrevista coletiva virtual.

Sobre a frequência de reajustes de preços, Mastella lembrou que, no passado, a Petrobras praticou frequências muito baixas e muito altas de reajustes e hoje adota como pratica uma frequência intermediária, buscando alinhamento aos preços internacionais, preços competitivos, com reajustes em bases de frequência variável para "continuar competindo no mercado".

No âmbito das exportações, Mastella confirmou que a expectativa da Petrobras está em torno de 713 mil barris hoje, mas disse que isso poderá ser reavaliado. "A revisão da nossa leitura de cenário, seja de preços, seja de demanda doméstica, seja de prêmios no mercado internacional, é feita o tempo todo e isso faz com que se reavalie permanentemente o melhor uso do nosso petróleo". Isso vale para o mercado interno e internacional, sublinhou.

PRECIFICAÇÃO

Mastella explicou que o ganho de participação da Petrobras no mercado de gasolina e diesel já vinha ocorrendo desde o segundo semestre do ano passado e faz parte da política mais agressiva de precificação em relação ao mercado, buscando um grande market-share para estimular a utilização do parque de refino. Ele disse que o que aconteceu no primeiro trimestre do ano, com aumento da participação da empresa no mercado de diesel foi resultado da estratégia de preços e também da redução da importação de terceiros para o mercado brasileiro. "Este é um parâmetro que a gente monitora, buscando rentabilidade para a empresa, que é o objetivo maior". A participação de terceiros demonstra que o mercado é competitivo, "que não somos os únicos atores desse mercado e que a formação de preços que praticamos é transparente e em consonância com o mercado internacional".

Fonte: EBC

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