Balabanner

MAIOR BELEZA

-

Por João Cerino em 03/09/2022 às 09:21:03

Meu pai disse algo tempos atrás que me deixou meio encafifado. Confabulando sobre algumas passagens da vida, veio com uma pérola: "filho, a maior beleza de um homem é o seu nome". Depois de analisar e até repartir essa assertiva com alguns chegados, acabei por concordar com o velho sem ressalvas. O sujeito pode amealhar fortunas, e até ser famoso. Beira-mar também é famoso. Acumular riquezas, levantar patrimônio é algo admirável. Especialmente, quando tudo é conquistado à base do suor honesto, talento e muita dedicação. Carregar um bom nome durante toda uma existência ainda é mais admirável.

O maior legado que uma pessoa deixa para os que ficam é sua trajetória, como desenvolveu sua caminhada, como foram seus passos e por onde pisou; não só com quantos paus confeccionou sua canoa, mas essencialmente se fez da ética a principal ferramenta para colocar a embarcação em condição de enfrentar as águas irrequietas de toda uma vida.

Aprendo muito com meu pai. Com seu jeito um pouco rústico, carregado de ranços de uma formação muito rígida. Entre palavras inventadas e outras manias, seguiu lapidando ensinamentos sem maiores pretensões, esparramando sementes, deixando rastros de sabedoria. É um observador nato, daqueles que filosofam do alto de seus parcos anos de escola. Conto muito com ele.

É isso aí!


Fonte: Professor José Luiz