Balabanner

Robô usa inteligência artificial para percorrer cinco quilômetros

Cassie, como foi chamado, poderá ser usado para entregar encomendas ou ajudar pessoas em casa

Por João Cerino em 04/08/2021 às 08:58:28

Divulgação/Universidade do Oregon

Um robô bípede criado na Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, conseguiu concluir um trajeto de cinco quilômetros com ajuda de inteligência artificial. O percurso, concluído com apenas uma carga e sem auxílio externo, foi realizado em 53 minutos, o que indica um ritmo de 10min36s por quilômetro. Segundo a agência Reuters, o recorde mundial de tempo é de 7min46s por quilômetro.

A universidade afirma que o dispositivo, batizado de Cassie, foi o primeiro robô bípede a usar aprendizado de máquina para controlar sua corrida em terreno externo. Além das "pernas", o dispositivo conta com motores e controles onde, em um ser humano, ficaria o abdômen. No futuro, o robô poderá ser usado para entregar encomendas ou ajudar pessoas em casa.

Ao percorrer o trajeto, Cassie caiu duas vezes. Uma delas foi causada por um superaquecimento de seu sistema, enquanto a outra ocorreu após a tentativa de realizar uma curva em alta velocidade.

O robô foi desenvolvido com uma bolsa de um milhão de dólares concedida pelo Departamento de Defesa dos EUA e foi foi fabricado pela Agility Robotics, uma companhia criada na universidade.

Fonte: G1

Comunicar erro